Em onde-investir / tesouro-direto

Reforma da Previdência afeta as taxas do Tesouro Direto - e você pode ganhar com isso

O professor do InfoMoney Alan Ghani acredita que há possibilidade de ganhos turbinados com a aprovação de reformas

SÃO PAULO - A reforma da Previdência é um dos principais temas deste ano e um dos grandes eventos do novo governo. Mas como ela afeta as taxas dos títulos públicos e mais, como ganhar dinheiro com isso?

No programa “Tesouro Direto com Ganhos Turbinados” desta quinta-feira (17), o professor do InfoMoney Alan Ghani explicou que a expectativa é de muita oscilação das taxas daqui para frente em função da aprovação - ou não - da reforma da Previdência.

“Se for aprovada uma reforma muito remendada, que não vai agradar o mercado, as taxas [dos títulos] podem subir bastante. Mas se o mercado entender que as declarações indicam a aprovação de uma reforma boa, as taxas podem cair”, diz.

Ghani explica que se a reforma for aprovada de fato, o investidor pode encontrar boas oportunidades no Tesouro Prefixado com vencimento em 2025, que paga uma taxa média de 9% ao ano. “Com a diminuição do prêmio pelo risco, a taxa pode ir para 8% a.a., permitindo ganhos turbinados”, afirma.

Segundo ele, caso o investidor não esteja tão confiante na aprovação de uma reforma mais completa, uma opção é investir no Tesouro Selic. Esse papel permite o resgate antes do vencimento sem causar perdas, já que é o título de menor risco de mercado da plataforma.

Para quem busca aplicações para a aposentadoria, Ghani sugere o Tesouro IPCA+ com vencimento em 2035. “É uma boa opção, porque além de ser protegido pela inflação, oferece um ganho real”, diz.

Ganhe até 3,2 vezes mais que a poupança: abra uma conta na Rico - é de graça!

 

 

Contato