Tesouro Direto: taxas sobem com fiscal na berlinda após Motta ameaçar decreto do IOF

Votação de PDL que revoga aumento do IOF eleva prêmio de risco nos títulos públicos

Paulo Barros

Publicidade

Os juros dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto subiram nesta quarta-feira (25), em resposta à deterioração da percepção fiscal por parte dos investidores. O movimento veio após a inclusão, de última hora, do projeto de decreto legislativo (PDL) que revoga o aumento do IOF na pauta de votações da Câmara dos Deputados.

A surpresa com a movimentação legislativa provocou um aumento do prêmio de risco exigido nos papéis, especialmente nos de vencimentos mais longos. A taxa do Tesouro IPCA+ 2050, por exemplo, avançou de 6,83% de juro real na segunda-feira para 6,95% nesta tarde. O IPCA+ 2040 subiu de 6,91% para 7,01%. Já o Tesouro Prefixado 2032 passou de 13,62% para 13,68%.

O avanço reflete o ajuste na curva a termo diante da nova incerteza fiscal. Investidores passaram a precificar mais risco ao longo do tempo, pedindo retornos mais altos para comprometer recursos em prazos maiores.

A inclusão do PDL pegou o mercado de surpresa e reacendeu temores quanto à condução da política fiscal. A revogação do aumento do IOF, caso aprovada, comprometeria uma fonte relevante de arrecadação do governo, elevando o risco percebido e pressionando os ativos de renda fixa.

O governo também foi surpreendido com a decisão, e procura líderes nos bastidores para tentar reverter situação, mas Motta já rejeitou um pedido de reunião. Segundo o jornal O Globo, a disputa entre Congresso e governo a respeito da derrubada dos vetos do presidente Lula em um projeto que pode aumentar a conta de luz é uma das explicações para Motta decidir pautar o PLD agora.

Confira as taxas dos títulos do Tesouro Direto às 13h02 desta quarta-feira (25):

Continua depois da publicidade

(Fonte: Tesouro Direto)

Paulo Barros

Jornalista, editor de Hard News no InfoMoney. Escreve principalmente sobre economia e investimentos, além de internacional (correspondente baseado em Lisboa)