AO VIVO Acompanhe a Maratona Full Trader e faça da bolsa sua nova fonte de renda

Acompanhe a Maratona Full Trader e faça da bolsa sua nova fonte de renda

Renda fixa

Títulos públicos operam próximos da estabilidade nesta segunda-feira

Investidores acompanharam CPI da Covid e cena política no Brasil, enquanto repercutiram proposta de elevação de imposto dos mais ricos nos EUA

Várias notas de cem reais na mão de uma pessoa que não aparece na foto.
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Os títulos públicos negociados via Tesouro Direto operavam próximos da estabilidade na tarde desta segunda-feira (26), após resolução do impasse do Orçamento de 2021 e com os investidores de olho no início da CPI da Covid no Senado.

Apesar de o site do Tesouro mostrar atraso na atualização dos dados, o problema está sendo corrigido e as negociações estão acontecendo normalmente; o investidor pode conferir as taxas e preços atualizados na área logada.

O papel com retorno prefixado e vencimento em 2024 pagava um prêmio anual de 7,75%, ante 7,74% ao ano na sexta-feira (23). Da mesma forma, a taxa paga pelo Tesouro Prefixado 2026 era de 8,31%, contra 8,30% anteriormente.

Entre os papéis indexados à inflação, o título com juros semestrais e prazo em 2030 pagava uma taxa de 3,93% ao ano nesta tarde, contra 3,94% no pregão anterior. Já o juro real pago pelo Tesouro IPCA+ 2045 recuava de 4,09% para 4,04% ao ano.

Confira os preços e as taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta segunda-feira (26):

Orçamento sancionado

Após a aprovação do Orçamento de 2021 na semana passada, os investidores começaram esta última semana de abril de olho na instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado.

O texto trata de assuntos como a negligência na aquisição de vacinas, a promoção do tratamento precoce com medicamentos sem eficácia cientificamente comprovada, a falta de incentivo a medidas restritivas, a demora em enfrentar a crise no Amazonas e a militarização do Ministério da Saúde.

Um dos temas é a acusação de que o presidente Jair Bolsonaro teria pressionado que os ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich aprovassem o uso da hidroxicloroquina para tratar a Covid, apesar de sua eficácia não ter sido cientificamente comprovada.

PUBLICIDADE

Segundo o jornal O Globo, a Casa Civil enviou na quarta-feira um documento a 13 ministérios em que lista 23 possíveis acusações que serão feitas na CPI.

Também no radar, o governo deve publicar nesta semana medida provisória que permite redução de jornada e salário durante a pandemia, visando manter o nível de emprego. A proposta deve permitir a suspensão do contrato de trabalho ou a redução da jornada e do salário por até 120 dias, prorrogáveis por decreto do governo.

Entre os indicadores do dia, o relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, mostrou que o mercado financeiro aumentou suas projeções para a taxa básica de juros ao fim deste e do próximo ano.

A previsão para a Selic em dezembro subiu de 5,25% para 5,50% ao ano, enquanto a de 2022 passou de 6,00% para 6,13% ao ano. Houve alta também nas expectativas para a inflação de 2021, de 4,92% para 5,01%.

Com relação ao desempenho da economia brasileira, o mercado espera que a atividade cresça 3,09% em 2021, levemente acima da expansão de 3,04% esperada anteriormente.

Na agenda do dia, investidores aguardavam ainda pelos resultados corporativos do primeiro trimestre da Vale (VALE3), a serem divulgados após o fechamento do pregão.

Quadro internacional

Na cena global, o foco recaiu sobre a proposta do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de elevar os impostos sobre ganhos de capital dos mais ricos para financiar seus programas de estímulos econômicos e de investimento em infraestrutura.

A alíquota seria elevada de 20% a 39,6% para aqueles que ganham US$ 1 milhão ou mais, segundo informações da agência de notícias Bloomberg.

PUBLICIDADE

O plano de investimentos na economia americana, no valor de US$ 1,8 trilhão, deve ser delineado na quarta-feira à noite, em uma sessão conjunta no Congresso. Ele inclui gastos com educação de trabalhadores e apoio às famílias.

Ainda nos EUA, é esperada nesta semana a divulgação dos resultados corporativos referentes ao primeiro trimestre de 2021 de companhias como Tesla, Apple, Microsoft, Amazon e Alphabet.

A semana conta também com a reunião de política monetária do Federal Reserve (o banco central americano) entre terça e quarta-feira, com investidores de olho em sinais sobre como a autoridade monetária vê a perspectiva de elevação da inflação.

Na Europa, a Alemanha informou que terá lockdown até junho após restrições não surtirem efeito na redução de casos de coronavírus.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec
Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.