Renda fixa

Tesouro Direto: taxas operam mistas com ICMS e expectativas para a Selic

Prefixados apresentam rentabilidade menor e oferecem até 12,24% ao ano

Por  Bruna Furlani, Katherine Rivas -

As taxas dos títulos públicos operam em movimento misto na tarde desta sexta-feira (20). Nos prefixados, as rentabilidades recuam até 14 pontos-base.

Segundo Igor Cavaca, gestor da Warren Asset Management, a curva de juros oscilou durante o dia em continuidade à alta volatilidade observada ontem. O movimento ocorre após a redução do tributo ICMS para alguns setores da economia considerados essenciais.

Além disso, Cavaca aponta que os agentes de mercado começam a dosar uma redução da expectativa de alta da Selic para 2022.

No radar do mercado e que pode impactar futuras sessões, o gestor destaca a efetivação da redução do ICMS e a data em que entraria em vigor. “Na nossa visão, o mercado ajustou as expectativas de forma parcial, dado que ainda precisa correr o curso do legislativo e que pode ser judicializado”, comenta.

Dentro do Tesouro Direto, a maior queda era do Tesouro Prefixado 2025. O título entregava uma rentabilidade anual de 12,17%, inferior aos 12,31% vistos ontem.

Já o Tesouro Prefixado 2029 e o Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, ofereciam um retorno anual de 12,11% e 12,24%, respectivamente, abaixo dos 12,22% e 12,36% registrados na quinta-feira (19).

Nos títulos atrelados à inflação, a maioria das taxas apresentava estabilidade. Apenas o Tesouro IPCA+ 2032, com juros semestrais, tinha queda nas taxas.

O título público entregava um retorno real de 5,53% às 15h25, abaixo dos 5,55% da sessão anterior.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na tarde desta sexta-feira (20): 

Fonte: Tesouro Direto

PPI alemão

Na cena externa, investidores acompanham a divulgação de dados vindos da Europa. O índice de preços ao produtor alemão (PPI, na sigla em inglês) subiu 33,5% em abril na comparação anual, um novo recorde de alta ano contra ano, já que a guerra na Ucrânia elevou os custos de energia na maior economia europeia.

Os dados foram publicados hoje pela Destatis, como é conhecida a agência de estatísticas do país. Na comparação com o mês anterior, o índice subiu 2,8% em abril. De acordo com a Destatis, os preços da energia no país – que subiram 87,3% em relação a abril de 2021 e 2,5% frente a março – foram determinantes para o aumento interanual do índice. Desconsiderando o efeito do aumento da energia, o PPI subiu 16,3% em abril no critério interanual e 3,0% ante março.

Já as vendas no varejo do Reino Unido subiram 1,4% em abril ante março, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês). O resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam queda mensal de 0,3%. Na comparação anual, as vendas do setor varejista britânico recuaram 4,9%, ainda assim ficaram 4,1% acima do nível pré-pandêmico de fevereiro de 2020. O mercado projetava recuo de 7,2% para o critério em abril.

Destaque também para o anúncio feito hoje pela gigante russa Gazprom de que o abastecimento de gás natural para a Finlândia será bloqueado no sábado (21), às 7h. A informação foi dada pela estatal finlandesa de energia Gasum.

A companhia russa, no entanto, garantiu que os consumidores não serão afetados. A interrupção ocorre dias após o país escandinavo ter confirmado seu pedido para se tornar um membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Reforma Tributária

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vê pouco tempo para votar reforma tributária, mas aponta que há possibilidade.

Ele avalia que ainda há chances de se votar medidas relacionadas à reforma tributária. Tanto a PEC que aborda o assunto de uma forma mais ampla, quanto o projeto que altera regras de cobrança do Imposto de Renda, tema que tem uma concordância da parte dos senadores.

Se houver um redimensionamento das mudanças no IR, diz, há possibilidade de aprovação do projeto ainda este ano, apesar do pouco tempo.

Banco Central Europeu

Depois de estimular a economia durante o choque da pandemia, o Banco Central Europeu deve mudar o foco para o combate à inflação, afirmou o dirigente da instituição Madis Muller, que é presidente do Banco da Estônia.

“A agressão russa na Ucrânia e os aumentos de preços muito rápidos mudaram significativamente a situação econômica”, disse, ressaltando que a recente escalada dos preços na zona do euro deriva de fatores que estão fora do controle dos bancos centrais, entre eles o encarecimento de commodities energéticas e alimentares. Ainda assim, ele defendeu que o BCE deve agir para retirar a acomodação monetária.

“A situação é completamente diferente da crise da pandemia, e os bancos centrais da zona do euro devem tomar medidas fortes para desacelerar o aumento dos preços”, argumentou.

Calculadora de renda fixa
Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus investimentos de renda fixa:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe