Renda fixa

Tesouro Direto: taxas dos títulos públicos avançam com combustíveis e falta de acordo entre Rússia e Ucrânia

Agentes de mercado destacam reajustes no IPCA; Senado aprova PL dos combustíveis

Por  Bruna Furlani, Katherine Rivas -

Sem trégua entre Rússia e Ucrânia, as taxas dos títulos públicos voltaram a subir na tarde desta quinta-feira (10), enquanto os investidores ligavam o modo cautela fazendo o dólar se valorizar.

Por volta das 15h20, a moeda americana saltava 0,56% frente ao real, cotada a R$ 5,0379. Os juros acompanhavam este movimento de fuga de risco.

No cenário interno, o aumento nos preços dos combustíveis diesel e gasolina, anunciados pela Petrobras também pressionaram a curva de juros. Agentes de mercado já destacam reajustes no IPCA 2022 de em média 0,50 ponto percentual.

Com uma inflação maior, a Selic também deve ficar pressionada, propiciando uma política ainda mais contracionista do Banco Central.

Ainda em relação a combustíveis, o Senado aprovou Projeto de lei para estabilizar preços dos combustíveis, tendo como referência as cotações médias do mercado internacional, custos internos de produção e importação.

Na seara dos indicadores, o mercado repercute os números da produção do comércio varejista em janeiro, que subiu 0,8% na comparação mensal, acima do esperado pelo mercado.

O dado traz um pouco de ânimo para os agentes financeiros, após a frustração com a produção industrial, que foi apresentada na quarta-feira (9) e que pode antecipar um quadro desfavorável para a indústria neste ano.

Atenção também para os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com 155.178 vagas com carteira assinada em janeiro deste ano. E a inflação dos Estados Unidos que chegou a 7,9% em fevereiro.

Dentro do Tesouro Direto, as taxas do título público de curto prazo registravam a maior alta. O Tesouro Prefixado 2025 apresentava uma rentabilidade anual de 12,35%, acima dos 12,15% vistos ontem.

Já o Tesouro Prefixado 2029 e o Tesouro Prefixado 2033 entregavam um retorno anual de 12,33% e 12,36%, respectivamente, superior aos 12,19% e 12,22% da quarta-feira (9).

Nos títulos atrelados à inflação, as maiores altas foram nas taxas do Tesouro IPCA+ 2026 e do Tesouro IPCA+ 2055, com juros semestrais. Os títulos apresentavam uma rentabilidade real de 5,67% e 5,88%, respectivamente, acima dos 5,63% e 5,84% da sessão anterior.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na tarde desta quinta-feira (10): 

Senado aprova PL dos combustíveis

O Senado aprovou agora à tarde, um projeto de lei que cria conta para financiar a estabilização de preços de combustíveis. O projeto de Lei 1.472/2021, de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), foi aprovado por 61 votos a favor e 8 contra.

O PL estabelece diretrizes para a política de preços de venda de gasolina, diesel e GLP, determina que os preços internos praticados por produtores e importadores tenham como referência as cotações médias do mercado internacional, os custos internos de produção e os custo de importação.

Também estabelece alíquotas progressivas do Imposto de Exportação incidente sobre o petróleo bruto e cria o Fundo de Estabilização, para estabilizar os preços de derivados de petróleo. O projeto agora vai à Câmara dos Deputados.

Produção do varejo e Caged

Na cena econômica brasileira, o mercado repercute a divulgação de mais um dado de atividade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do comércio varejista nacional na passagem de dezembro de 2021 para janeiro de 2022 teve alta de 0,8%. Na comparação com janeiro de 2021, a baixa foi de 1,90%.

Os números foram melhores do que o esperado. A expectativa, segundo consenso Refinitiv, era de que as vendas no varejo subissem 0,3% frente dezembro, ainda que tivessem baixa de 2,65% na comparação anual.

Mesmo com o avanço na comparação mensal, cinco das oito atividades tiveram resultado negativo no período. Nos últimos doze meses, o varejo acumula alta de 1,3%. O setor encontra-se 0,8% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020), e 6,5% abaixo do pico da série (outubro de 2020).

Outro destaque está nos dados do Caged. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o Brasil abriu 155.178 vagas com carteira assinada em janeiro deste ano. Ao todo, o País registrou no primeiro mês do ano 1.777.646 contratações e 1.622.468 demissões.

O resultado representa uma piora na comparação com janeiro de 2021, quando foram abertas 254.323 empregos formais na economia. Já em janeiro de 2020, foram abertos 112.085 empregos com carteira.

Radar externo

O presidente russo, Vladimir Putin acredita que o Ocidente está tentando culpar a Rússia pelo aumento dos preços da energia no mundo: “Os preços lá estão crescendo, mas não por culpa nossa. Isso é resultado de seus próprios erros de cálculo. Eles não devem nos culpar por isso”.

“O mesmo se aplica ao aumento dos preços do petróleo e derivados nos Estados Unidos. Eles anunciaram que estavam fechando a importação de petróleo russo para o mercado americano, os preços estão altos, a inflação é alta e sem precedentes. Eles estão tentando jogar a culpa pelos resultados de seus próprios erros em nós”, disse o líder russo, quer ainda lembrou que a oferta de petróleo russo ao mercado americano não ultrapassa 3%.

“Este é um volume insignificante, e seus preços estão subindo. Não temos absolutamente nada a ver com isso”, concluiu.

Calculadora de renda fixa
Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus investimentos de renda fixa:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe