Renda fixa

Tesouro Direto: títulos prefixados têm leve alta após veto da PEC dos combustíveis e indicadores de inflação

IGP-M no Brasil e PCE nos Estados Unidos vieram em linha com o esperado

Por  Bruna Furlani, Katherine Rivas -

Os títulos públicos têm um momento de alívio na tarde desta sexta-feira (28), puxados por acontecimentos no mercado doméstico.

Segundo Cristiane Quartalori, economista do Banco Ourinvest, o mercado reagiu positivamente ao veto de Jair Bolsonaro sobre a PEC dos combustíveis.

A economista explica que a proposta, que pretendia cortar os impostos sobre os combustíveis para reduzir os preços na bomba, foi mal vista pelo mercado que enxergava na medida um risco de irresponsabilidade fiscal. Bolsonaro pediu aos ministros que parassem de discutir o assunto.

“O mercado acabou reagindo de forma positiva, o que impactou na questão dos juros”, afirma Cristiane.

Ela também cita os números de inflação, com o IGP-M que veio em linha com o esperado pelo mercado. O indicador apresentou alta de 1,82% em janeiro.

Já nos Estados Unidos, o índice de preços de gastos com consumo (PCE) – medida preferida de inflação do Federal Reserve (Fed)- também veio dentro do estimado, com alta de 0,5% em dezembro.

“O mercado está se ajustando, teve menos surpresas negativas”, explica a economista do Banco Ourinvest.

Os investidores monitoram a reunião do Copom que ocorre na próxima semana, no entanto, Cristiane afirma que o mercado já precificou o ajuste de 150 pontos base na Selic.

Dentro do Tesouro Direto, os títulos prefixados apresentaram leve variação positiva na última atualização desta sexta-feira. O Tesouro Prefixado 2031, com pagamento de juros semestrais, apresentava a maior variação entre os pares entregando 11,35% de rentabilidade anual, frente aos 11,32% vistos ontem.

Já o Tesouro Prefixado de curto prazo, com vencimento em 2024, entregava 11,52% de rentabilidade, acima dos 11,50% da quinta-feira (27).

Entre os títulos atrelados à inflação, dois papéis recuavam. É o caso do Tesouro IPCA+ 2026 que apresentava uma rentabilidade real de 5,27%, inferior aos 5,29% da sessão anterior.

Movimento semelhante para o Tesouro IPCA+ 2030, com pagamento de juros semestrais, que entregava 5,47% de rentabilidade real às 15h20, abaixo dos 5,49%, vistos ontem.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na tarde desta sexta-feira (28): 

Pnad e IGP-M

O destaque da agenda econômica local está nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Segundo o IBGE, o número de desempregados diminuiu 10,6% no trimestre encerrado em novembro, chegando a 12,4 milhões. É uma redução de 1,5 milhão de pessoas.

Quando comparado ao mesmo período do ano anterior, houve queda de 14,5%, o que representa 2,1 milhões a menos em busca de trabalho.

Na comparação com o trimestre encerrado em agosto, o número de pessoas ocupadas aumentou 3,5%. São 3,2 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho.

Também na agenda econômica, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 1,82% em janeiro, após variar 0,87% um mês antes. Com esse resultado, o índice acumula alta de 16,91% em 12 meses. Em janeiro de 2021, o índice havia avançado 2,58% e acumulava alta de 25,71% em 12 meses.

O número veio abaixo da estimativa de analistas ouvidos pela Reuters que esperavam um avanço mensal de 2%.

PEC dos combustíveis

O governo planejava cortar os impostos sobre os combustíveis para reduzir os preços na bomba. No entanto, parte dos representantes do governo foi contra, temendo que a medida pudesse trazer uma nova desvalorização do real, o que não traria nenhum efeito nos preços de bomba. Com isso, o presidente Bolsonaro ordenou que seus ministros parassem de discutir o tema.

O Bradesco BBI comentou que medidas como essas devem levar em consideração o equilíbrio fiscal. Se eles têm um alto custo para o fiscal, provavelmente não é uma boa ideia implementá-los.

Onde Investir 2022

InfoMoney – em parceria com a XP Investimentos – reúne alguns dos principais especialistas do Brasil e do mundo no evento Onde Investir 2022, online e gratuito, transmitido no canal do InfoMoney no YouTube. Confira a programação desta sexta-feira:

16h – Melhores fundos 2022 – Previdência, com Werner Roger, CIO da Trígono, e Christopher D. Smith, sócio e gestor de crédito da Capitânia Investimentos. Acesse aqui o link da transmissão.

Calculadora de renda fixa
Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus investimentos de renda fixa:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe