Antecipação

Tesouro Direto: liquidação de resgate antecipado de títulos públicos poderá ocorrer em um só dia no 2º trimestre

Liquidação de resgates passará a ser realizada no mesmo dia da ordem de venda para operações realizadas até as 13h

SÃO PAULO – A partir do segundo trimestre, investidores de títulos públicos que solicitarem o resgate antecipado no Tesouro Direto terão a possibilidade de receber o dinheiro na conta no mesmo dia. Hoje, o prazo é de até dois dias úteis.

Segundo comunicado da Bolsa brasileira, B3, a liquidação de resgates passará a ser realizada no mesmo dia da ordem de venda para as operações realizadas até as 13h. Para resgates solicitados após esse horário, a liquidação acontecerá em “D+1”, ou seja, em um dia útil após o pedido.

A liquidação é a última etapa do processo de investimento e de resgate, com a efetivação da venda e o pagamento de todo o dinheiro envolvido.

Atualmente, investidores que fazem pedidos de resgate em dias úteis da meia-noite até as 18h do mesmo dia recebem o dinheiro na conta da instituição financeira a partir das 13h do primeiro dia útil após a solicitação.

No caso de resgates realizados em dias úteis das 18h à meia-noite, em finais de semana e feriados, o dinheiro fica disponível para o investidor a partir das 13h do segundo dia útil após a ordem de resgate (D+2).

“A antecipação de resgates para D+0 compreende mais uma melhoria no Tesouro Direto, resultado de discussões recorrentes com todos os participantes do programa, como forma de propiciar facilidade e melhores alternativas para o investimento dos brasileiros”, diz a B3, no comunicado ao mercado.

Até fevereiro, período com os últimos dados disponíveis, o Tesouro Direto tinha uma base de 1.470.448 investidores ativos. Já o estoque do programa se aproximava de R$ 63 bilhões.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec
Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.