Renda fixa

Tesouro Direto: taxas dos títulos públicos recuam com alívio no câmbio

Prefixados oferecem até 12,32% na véspera da Super Quarta

Por  Bruna Furlani, Katherine Rivas -

As taxas dos títulos públicos operam em queda na tarde desta terça-feira (3). Todos os títulos prefixados apresentam rentabilidades menores. Apenas um título atrelado à inflação sofre queda nas taxas, enquanto as outras taxas operam com estabilidade.

Segundo Flavio Serrano, economista-chefe da Greenbay Investimentos, as taxas de juros oscilaram bastante durante o dia, com preocupações do mercado com a inflação local e global, na véspera da Super Quarta. – que reúne as decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos.

No período da tarde, as taxas cederam por conta de alívio no câmbio e um cenário externo mais calmo. Serrano cita o leilão de contratos de swap do Banco Central, que acabou vendendo US$ 1 bilhão, ajudando na queda da moeda americana.

Por volta das 15h34, o dólar comercial operava em queda de 2,04%, cotado a R$ 4,9668. O movimento acabou puxando as taxas de juros para a queda.

No radar dos investidores, Serrano destaca a expectativa do mercado com as decisões do Federal Reserve e o Copom (Comitê de Política Monetária) amanhã.

Dentro do Tesouro Direto, a maior queda era do título prefixado de longo prazo. O Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, entregava uma rentabilidade anual de 12,32% nesta terça-feira (3), inferior aos 12,41% vistos ontem,

Já o Tesouro Prefixado 2025 e o Tesouro Prefixado 2029 ofereciam um retorno anual de 12,28% e 12,25% respectivamente, abaixo dos 12,32% e 12,31% da sessão anterior.

Nos títulos atrelados à inflação, as taxas do Tesouro IPCA+ 2026 recuavam. O título público oferecia um ganho real de 5,46%, inferior aos 5,48% registrados na segunda-feira (2).

Os outros títulos atrelados ao IPCA apresentavam estabilidade nas taxas.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na tarde desta terça-feira (3): 

Produção industrial

Dados da indústria estão entre os destaques da agenda local. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve crescimento da produção em três das quatro categorias econômicas e em 14 dos 26 ramos pesquisados em março.

Apesar da subida, a produção industrial recuou 2,1% na comparação com março de 2021 — oitava taxa negativa consecutiva nesta base de comparação.

No acumulado em 12 meses, os dados da Pesquisa Industrial Mensal apontam alta de 1,8%, mas mostram que a produção industrial vem reduzindo sua intensidade de crescimento desde agosto de 2021 (quando a expansão foi de 7,2%).

Entre as quatro grandes categorias econômicas, bens de capital (+8,0%) e bens de consumo duráveis (+2,5%) registraram as maiores altas em março — e intensificaram os avanços registrados em fevereiro (+2,5% e +1,4%, respectivamente).

Reforma tributária, teto de gastos e setor de aviação

Na agenda política, os presidentes Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara e do Senado, respectivamente, acertaram nos últimos dias um acordo para retomar o andamento da reforma tributária no Congresso.

A informação é da jornalista Carla Araújo, do UOL. Segundo a apuração, a ideia é votar apenas partes do projeto que foi aprovado em setembro do ano passado pelos deputados. Lira e Pacheco acertaram como pontos de consenso a correção da tabela do IR e a taxação de lucros e dividendos. Pacheco quer tentar colocar a matéria fatiada em votação ainda no mês de maio.

Também na cena política, o jornal O Globo informa que a equipe técnica do governo já trabalha com a possibilidade de derrubar no Senado a Medida Provisória (MP) 1.089, batizada de Voo Simples, diante da dificuldade de retirar do texto a volta do despacho gratuito de bagagem nos voos domésticos e internacionais.

Editada em dezembro de 2021, a MP traz um conjunto de medidas que flexibilizam a aviação civil. Durante a tramitação na Câmara, na semana passada, os parlamentares aprovaram um destaque que proíbe as companhias de cobrar pelo envio das malas.

Calculadora de renda fixa
Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus investimentos de renda fixa:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe