Renda fixa

Tesouro Direto: piso dos prefixados chega a 12,74%; mercado acompanha PEC, nomes para Fazenda e discurso de Powell

Entre os papéis atrelados à inflação, a maior remuneração era de 6,08%, na última atualização do dia

Por  Bruna Furlani, Neide Martingo -

A possibilidade de desidratação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição faz com que investidores retirem mais um pouco do prêmio de risco na curva de juros na sessão desta quarta-feira (30).

A pressão tem efeito também sobre o Tesouro Direto, onde os juros oferecidos pelos títulos públicos registram queda de até 18 pontos-base (0,18 ponto percentual), no terceiro dia consecutivo de queda nesta semana. O movimento de recuo é visto desde a manhã.

Nem parece que, há poucos dias, os prefixados ofereciam retornos acima de 14% ao ano e os juros reais chegavam a 6,40% ao ano nos títulos atrelados à inflação, em meio ao imbróglio anterior ao dia em que a PEC foi protocolada.

A proposta conseguiu as assinaturas necessárias para iniciar a tramitação no Senado e foi despachada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na véspera. A expectativa agora é de que o texto seja discutido na comissão na semana que vem.

Rumores sobre novos nomes cotados para comandar o ministério da Fazenda também voltam a circular nesta quarta-feira para além de Fernando Haddad, candidato do PT derrotado ao governo de São Paulo. Podem estar no páreo os economistas Persio Arida, Rui Costa e Alexandre Padilha, opções mais palatáveis ao mercado.

Já na cena externa, as atenções estão voltadas para o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano). Ele disse que “não gostaria de apertar a política [monetária] demais, mas cortar não é algo para se fazer em breve”. Powell também destacou que o momento de moderar o ritmo de altas pode chegar na próxima reunião.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Tesouro Direto, o piso oferecido por prefixados era de 12,74% ao ano, às 15h30 desta quarta-feira. Tal percentual era entregue pelo Tesouro Prefixado 2033. Um dia antes, o papel oferecia 12,92%. O maior retorno era oferecido pelo Tesouro Prefixado 2025, de 13,09%, abaixo dos 13,26% verificados nesta terça-feira.

Já entre os papéis atrelados à inflação, a maior remuneração real era de 6,08%. Tal retorno era oferecido pelo Tesouro IPCA+ 2026. Na sessão anterior, o juro real oferecido pelo título era de 6,11% ao ano.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para a compra no Tesouro Direto na tarde desta quarta-feira (30): 

Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

PEC da Transição e apoio a Lira

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou ontem que a PEC da Transição, que prevê uma “licença” para gastos extras em 2023, pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, vai ser analisada com “urgência e prioridade” pelos senadores na próxima semana.

“Não necessariamente o texto final será idêntico ao início. Então, poderá haver alterações que serão amadurecidas na CCJ e no plenário, especialmente em relação ao prazo de excepcionalização do programa social em relação ao teto de gastos. Então, acredito que nós possamos sim, com esse senso de urgência, ter na semana que vem essa apreciação”, disse Pacheco.

Também na cena política, o grupo Livres divulgou ontem nota na qual recomenda que o Congresso rejeite a PEC da Transição, que abre espaço para uma despesa de até R$ 198 bilhões fora do teto dos gastos no ano que vem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A associação é ligada a Persio Arida, membro da equipe de transição de governo e conselheiro acadêmico do grupo. O economista, no entanto, não assina a nota técnica que pede a rejeição da proposta.

No texto, o Livres defende que a PEC teria o efeito de prejudicar a credibilidade do País, já danificada pelas alterações anteriores no arcabouço fiscal.

Ainda na seara política, a federação partidária formada por PT, PC do B e PV, além do PSB, anunciaram, nesta terça-feira (29), que vão apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados. As legendas integram o núcleo duro da coalizão formada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Juntas, elas terão 94 dos 513 assentos na casa legislativa.

O movimento ocorre num contexto de dificuldades para a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição no Congresso Nacional.

Pnad

Na cena econômica, a taxa de desemprego no Brasil caiu para 8,3% no trimestre móvel encerrado em outubro, um resultado menor que o esperado pelo mercado, que previa uma taxa de desocupação de 8,5% segundo o consenso Refinitiv. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e foram divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A população desocupada, de 9,0 milhões de pessoas, caiu ao menor nível desde o trimestre móvel terminado em julho de 2015, recuando 8,7% – menos 860 mil pessoas – no trimestre e 30,1% – menos 3,9 milhões – no ano.

Powell, PIB dos EUA e Livro Bege

O destaque da cena internacional está no discurso de Powell, presidente do Federal Reserve (Fed). Em evento, o presidente disse que o momento de moderar o ritmo de aumento das taxas de juros pode chegar na próxima reunião do comitê de política monetária, em dezembro.

Mas, dado o progresso na política de aperto, o momento dessa moderação é muito menos significativo do que as questões de quanto mais será necessário elevar as taxas para controlar a inflação e também o período de tempo necessário para manter a política em um nível restritivo.

“É provável que restaurar a estabilidade de preços exija manter a política em um nível restritivo por algum tempo. A história adverte fortemente contra o afrouxamento prematuro da política”, advertiu.

Também na cena externa, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anual de 2,9% no terceiro trimestre de 2022, de acordo com a segunda estimativa divulgada pelo Bureau of Economic Analysis. Na estimativa anterior, o aumento do PIB real foi estimado em 2,6%. No segundo trimestre deste ano, o PIB real caiu 0,6%. O consenso Refinitiv apontava para alta menor, de 2,7% no trimestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A segunda estimativa refletiu principalmente as revisões para cima nos gastos do consumidor e no investimento fixo não residencial, que foram parcialmente compensadas por uma revisão para baixo no investimento em estoque privado. As importações, que são uma subtração no cálculo do PIB, diminuíram mais do que o estimado anteriormente.

Já a atividade econômica ficou estável ou ligeiramente superior à verificada em outubro, informou nesta quarta-feira (30) o Livro Bege, um sumário de opiniões que embasa as decisões monetárias do Federal Reserve (Fed).

Cinco distritos do Fed relataram ganhos leves ou modestos na atividade, e os demais não experimentaram nenhuma mudança ou declínios entre leves e moderados, diz o relatório.

Segundo o texto, as taxas de juros e a inflação continuaram pesando sobre a atividade, e muitos dos agentes consultados expressaram maior incerteza ou maior pessimismo quanto às perspectivas.

Compartilhe