Tesouro Direto: confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta segunda-feira

Investidores monitoraram relatório Focus e cena política, no Brasil, avanço do coronavírus e pacote de estímulos nos EUA

Mariana Zonta d'Ávila

Dinheiro na carteira (Brenda Beth/Getty Images)

Publicidade

SÃO PAULO – Os prêmios pagos pelos títulos públicos com retorno prefixado negociados via Tesouro Direto apresentavam alta na manhã desta segunda-feira (8), enquanto os indexados à inflação operavam próximos da estabilidade.

O Tesouro Prefixado com vencimento em 2026 pagava um prêmio anual de 6,99% nesta tarde, ante 6,92% na sexta-feira (5). O prêmio oferecido pelo mesmo papel com juros semestrais e prazo em 2031, por sua vez, avançava de 7,57% para 7,64% ao ano.

Entre os títulos atrelados à inflação, o com vencimento em 2026 pagava uma taxa anual de 2,65% nesta tarde, ante 2,64% a.a. anteriormente, enquanto o juro pago pelo Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2030 era de 3,13%, contra 3,11% na sessão anterior.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Destaque para a troca do rol de títulos disponíveis para compra, com mudanças nos vencimento de três papéis negociados na plataforma: Tesouro Prefixado 2024, Tesouro Selic 2024 e Tesouro Selic 2027, substituindo os títulos Tesouro Prefixado 2023 e Tesouro Selic 2025.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta segunda-feira (08):

Fonte: Tesouro Direto

Cenário político doméstico

No Brasil, as atenções dos investidores recaíram hoje sobre o noticiário político e sobre novas revisões para cima nas projeções para a inflação.

Continua depois da publicidade

O relatório Focus, do Banco Central, divulgado nesta manhã, mostrou que o mercado financeiro voltou a elevar, pela quinta semana consecutiva, as expectativas para a inflação e agora vê alta de 3,60% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021, ante expectativa de 3,53% anteriormente.

Para 2021, os economistas consultados pelo BC veem agora alta de 3,49% do IPCA, em linha com os 3,50% estimados anteriormente.

Com relação ao PIB, as expectativas apontam para crescimento de 3,47% este ano (ante 3,50% anteriormente) e de 2,50% em 2022, sem mudança ante o levantamento anterior.

Continua depois da publicidade

As previsões para a Selic não foram alteradas e seguem em 3,50% ao fim deste ano e em 5,00%, em dezembro de 2022.

Nesta semana, serão divulgados o IPCA de janeiro, que será apresentado terça-feira (9), e o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, na sexta-feira (12).

Leia também:
Os melhores fundos de ações e multimercados em janeiro e em 12 meses

Publicidade

Na cena política, o novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, pelas redes sociais, que pretende se reunir hoje com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir o projeto que pode dar autonomia ao Banco Central.

A conversa deve contar com o autor da proposta, deputado Sílvio Costa (Republicanos-SE), e a matéria deve ser votada na Câmara dos Deputados nesta semana.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou o presidente do DEM, ACM Neto, e disse que demorou a perceber que foi traído pelo amigo de 20 anos. Maia pretende agora se desfiliar do DEM e seguir para um partido de oposição a Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

Cena internacional

No quadro externo, houve maior otimismo, nos Estados Unidos, quanto à perspectiva de um acordo sobre o novo plano de estímulos proposto pelo presidente Joe Biden.

Na sexta, o Senado e a Câmara dos EUA aprovaram, separadamente, uma resolução que dá início a um processo de reconciliação que pode vir a permitir a aprovação do pacote de estímulos com uma maioria simples em ambas as Casas.

Assim, Biden poderia levar o projeto adiante apenas com os 50 votos dos representantes democratas no Senado, aliados ao voto de minerva de sua vice, Kamala Harris, já que parlamentares republicanos ocupam outros 50 assentos.

Publicidade

Na sexta, a presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, afirmou que deve começar hoje a trabalhar “em pontos específicos da lei”.

No radar do coronavírus, a África do Sul pausou ontem a distribuição da vacina produzida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, após um novo estudo indicar que o imunizante causa “proteção mínima” contra casos leves de Covid causados pela variante do coronavírus descoberta inicialmente no país.

Profissão Broker: série do InfoMoney mostra como entrar para uma das profissões mais estimulantes e bem remuneradas do mercado financeiro em 2021. Clique aqui para assistir