RADAR INFOMONEY Por que a Bolsa sobe e o PIB cai? O Ibovespa segura os 120 mil pontos, diante do caos na economia?

Por que a Bolsa sobe e o PIB cai? O Ibovespa segura os 120 mil pontos, diante do caos na economia?

Pressão na renda fixa

Tesouro Direto: em sessão volátil, movimento de abertura das taxas perde força

Preocupações com Covid-19 estão no radar dos investidores; no Brasil, mercado também acompanha novos dados de inflação

SÃO PAULO – Após os títulos públicos negociados via Tesouro Direto, programa de compra e venda online voltado para investidores pessoas físicas, registrarem forte abertura das taxas durante a parte da manhã, o movimento perdeu força no período da tarde.

O papel Tesouro Prefixado 2024 pagava um prêmio nominal de 8,11% na atualização das 15h25, contra 8,45% na abertura da sessão, e 8,13% ontem.

Já o título prefixado com vencimento em 2026 apresentava taxa de juro de 8,67%, contra 8,98% nesta manhã – a maior vista neste ano –, e 8,64% um dia antes. Destaque ainda para o prêmio do Tesouro Prefixado com juros semestrais 2031, de 9,22%, ante 9,47% no início do pregão, e 9,14% na sessão passada.

Entre os papéis com retornos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2035 pagava juro real de 4,10%, ante 4,26% nesta manhã, quando atingiu o maior prêmio registrado em 2021, e 4,11% ontem.

Da mesma forma, entre os vencimentos mais longos, o prêmio do Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2040 era de 4,22%, contra 4,36% mais cedo, e 4,21% ontem.

Confira os preços e as taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta quinta-feira (25):

tesouro-25.03-15h25.jpg (750×532)

Brasil

As preocupações com o avanço dos casos de Covid-19 continuam no centro das discussões no Brasil e no mundo. Por aqui, o país superou na quarta-feira a marca de 300 mil mortes em decorrência do vírus, com o registro de 2.244 mortes registradas em 24 horas, segundo informações do consórcio de veículos de imprensa que sistematiza dados sobre Covid coletados por secretarias estaduais de Saúde no Brasil.

Na agenda de indicadores, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou inflação de 0,93% em março, após a alta de 0,48% em fevereiro de 2021. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este foi o maior resultado para um mês de março desde 2015, quando a inflação correspondeu a 1,24%.

O número, contudo, ficou um pouco abaixo da expectativa do mercado segundo estimativa média da Refinitiv, que apontava para alta de 0,96% em março na comparação com fevereiro.

PUBLICIDADE

O Banco Central (BC) ainda divulgou o Relatório Trimestral de Inflação, no qual reduziu sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto em 2021 de 3,8%, em dezembro, para 3,6%.

No documento, o BC disse que a estimativa reflete, de um lado, o carregamento estatístico para o PIB anual maior do que o esperado e a manutenção da atividade econômica em nível elevado no início deste ano e, de outro, o recrudescimento recente da pandemia.

Na cena política, sob críticas e pressão por mais recursos, o Congresso vota o Orçamento nesta quinta-feira. A peça orçamentária destina R$ 8,3 bilhões para investimentos do Ministério da Defesa, um quinto (22%) do total para todo o governo federal, conforme relatório do senador Márcio Bittar (MDB-AC) apresentado ontem.

Ainda no radar, o agravamento da pandemia de Covid-19 e a adoção de medidas de isolamento social em estados e municípios levaram o governo federal a acionar mais uma vez o botão das medidas de ajuda, seguindo um protocolo semelhante a março de 2020. Após a recriação do auxílio emergencial a vulneráveis, o Ministério da Economia anunciou o adiamento do recolhimento de tributos para empresas do Simples Nacional.

O secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, que desde o ano passado tem a função de coordenar o grupo de monitoramento dos impactos econômicos da covid-19, disse que o cenário econômico está sendo constantemente avaliado. Ele deixou o caminho aberto para novas ações para evitar demissões de trabalhadores e garantir acesso a crédito às empresas.

Exterior

No ambiente internacional, investidores acompanham nesta quinta uma reunião de líderes da União Europeia que discutirá a situação epidemiológica na Europa e a distribuição de vacinas. As autoridades vão debater a possibilidade de barrar a exportação de vacinas.

Já nos Estados Unidos, investidores seguem de olho nas falas do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central do país), Jerome Powell, que indicou que os estímulos do governo e o avanço da vacinação podem fazer a economia crescer num ritmo maior que o esperado, levando, em algum momento, o Fed a retirar seus estímulos.

O Departamento de Comércio americano ainda revisou o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no quarto trimestre de 2020 na comparação com o terceiro trimestre em termos anualizados, de alta de 4,1% para 4,3%. A projeção dos analistas consultados pela Refinitiv era que o dado desta quinta não teria alterações.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec
Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

PUBLICIDADE