Tesouro Direto bate máxima de um ano com prefixado a 11,88%: vale comprar agora?

Segundo especialistas, taxa atual dos títulos públicos prefixados é atrativa, mas entrada depende de "crença"; entenda

Leonardo Guimarães

Publicidade

A remuneração dos títulos públicos prefixados bateu a máxima dos últimos 12 meses. Na quarta-feira (22), os papéis atingiram remuneração de 11,89% ao ano no vencimento de 2031, superando a taxa de 11,88% que havia sido atingida em 16 de abril. Recorde também no Tesouro Prefixado 2027, que bateu 11,15%.

Os retornos, que operam perto da estabilidade nesta quinta-feira (23), são vistos com bons olhos analistas ouvidos pelo InfoMoney para a composição da carteira de renda fixa. Porém, mesmo se tratando de títulos públicos – o que há de mais seguro no mercado – e diante de uma taxa em alta, esses papéis não são recomendados para todos os investidores. 

Aprenda a receber até 200% acima da poupança tradicional sem abrir mão da simplicidade e da segurança

Continua depois da publicidade

Vale a pena comprar?

O investidor que quer travar a rentabilidade de um investimento no Tesouro Direto não deve olhar apenas a taxa atual. É preciso se perguntar quais as vantagens dos prefixados contra os pós-fixados (Tesouro Selic) e títulos de inflação (Tesouro IPCA+). 

Para os especialistas, o nível atual dos prefixados oferece, sim, uma vantagem diante de outros investimentos. “Se a gente considera uma inflação de 4% ao ano até 2027, esses títulos vão apresentar rentabilidade real (descontada a inflação) de cerca de 6,75% ao ano; nesse caso, a remuneração parece oportuna”, diz Fabrício Silvestre, analista de Renda Fixa da Levante Inside Corp. Hoje, o juro real oferecido pelos títulos do Tesouro IPCA+ estão, no máximo, em 6,09% ao ano. 

O risco para quem investe em prefixados é de continuidade de alta nas taxas. Se os juros desses papéis seguirem subindo, o investidor pode perder dinheiro se sair da aplicação mais cedo e ainda terá um custo de oportunidade, travado numa rentabilidade menor do que o mercado oferece. 

Continua depois da publicidade

Apesar de pequena, há a possibilidade de remuneração ainda maior dos prefixados, admite Vitor Oliveira, especialista em renda fixa da One Investimentos. “Por mais que possa existir uma perspectiva de abertura nas curvas futuras devido à falta de ancoramento das expectativas quanto ao fiscal e isso possa fazer essas taxas aumentarem no curto prazo, já estamos em bons patamares de prêmio para ativos prefixados”, pondera. 

A crença necessária

Diversificação é importante em qualquer portfólio, mas, diante dos riscos que os prefixados oferecem, uma alocação maior nesses papéis é indicada para investidores com perfil de risco moderado ou arrojado. 

Além do perfil de risco, faz sentido investir em prefixados quando há a crença de que os juros vão cair no futuro. Afinal, se o seu cenário-base é de alta dos juros – ou, pelo menos, das expectativas –, não faz sentido travar a rentabilidade no nível atual que o mercado oferece, já que em pouco tempo as taxas estarão mais atrativas. 

Continua depois da publicidade

“O investidor precisa acreditar que a inflação vai ficar no máximo em torno de 4% ao ano, o que significa que esses títulos teriam remuneração superior aos indexados ao IPCA”, acrescenta Silvestre. “Além disso, uma melhora das expectativas nos contextos doméstico e internacional podem favorecer um movimento de apetite por risco e gerar retornos adicionais na marcação a mercado (venda antecipada)”, complementa o especialista.

Por fim, os analistas concordam que carregar esses títulos até o vencimento é interessante para diminuir o risco da carteira e ainda entregar rentabilidade alta. “Considerando que a gente está num contexto de incerteza adicional, me parece mais interessante o carrego de um título com vencimento mais curto”, diz o analista da Levante. 

Para quem pensa em comprar e vender com antecedência, lucrando com a marcação a mercado, Oliveira recomenda ter uma carteira diversificada, com prefixados para carrego e marcação a mercado: “hoje, tanto a estratégia de venda antecipada como a de carrego são interessantes”. 

Continua depois da publicidade

Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos