IM Responde

Tenho R$ 90 mil na poupança; onde investir?

Renan Lima Silva, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Pergunta

Tenho 31 anos e consegui juntar R$ 90 mil na poupança. Adoraria investir em títulos públicos ou em outras aplicações por conta do rendimento melhor, porém apesar de ler e reler assuntos de economia, não tenho a menor afinidade com o tema e com isso, fico insegura de investir errado. Não tenho dinheiro para pagar algum consultor. Existe alguma alternativa?

Leitora: Cristiana

PUBLICIDADE

Resposta de Renan Lima Silva, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Cristiana, primeiramente, parabenizo pela busca por conhecimento com o objetivo de conhecer o universo dos investimentos para investir melhor o seu dinheiro. Isto sem dúvida é o primeiro passo para conhecer as oportunidades e características dos investimentos. Além disso, ao contrário do que pensa, já possui dinheiro para “pagar algum consultor”.

Dentro do mercado financeiro, existem profissionais especializados em investimentos que são remunerados a partir do patrimônio investido, chamados agentes autônomos de investimentos, vinculados a corretoras. Ao realizar qualquer investimento existirá uma taxa que irá remunerar este profissional, ou seja, estará no custo do investimento o seu serviço. Lembre-se da famosa frase do economista Milton Friedman “não existe almoço grátis”, portanto, é de suma importância a transparência de como é a remuneração do agente.

Além disso, na construção de uma relação de confiança, evitando conflitos de interesses, é essencial que este profissional identifique o seu perfil de risco, seus objetivos e o prazo para utilização dos recursos. Assim poderá apresentar alternativas mais adequadas.

Busque este profissional junto às corretoras existentes no Brasil, que certamente te auxiliará a investir corretamente. E continue estudando sobre o assunto para ter certeza de que está no caminho certo!

Renan Lima Silva é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

PUBLICIDADE

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no e-mail onde_investir@infomoney.com.br