Tenho R$ 300 por mês para investir; quais as melhores aplicações?

Diego Garrido, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 21 anos, trabalho na empresa de minha família. Pretendo continuar com ela e por esse motivo estou cursando administração e estou no último período. Consigo juntar  R$ 300 por mês e quero investir esse valor em algo com risco moderado ou baixo e no longo prazo. Qual é a melhor opção para mim?

Leitor: Filipe

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Diego Garrido, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Filipe,

Existem algumas boas alternativas para o acumulo de capital num longo prazo. A 1º que sugiro é comprar títulos do Governo através do Tesouro Direto. São títulos cujo risco de crédito é nosso Tesouro Nacional e que podem ou não (dependendo do título) pagar cupom (juros) semestral para o investidor. Estes títulos podem ser pós-fixados, pré-fixados e atrelados a Inflação, e o ideal é você (respeitando seu perfil de investidor) diversificar a sua carteira dentre estas classes.

Continua depois da publicidade

Para um perfil moderado (conforme mencionou na pergunta) faço a seguinte sugestão de alocação para seu patrimônio financeiro líquido:

80% em títulos pós-fixados – LFT

10% em títulos pré-fixados – LTN

5% em títulos atrelados ao IPCA – NTN-B (2024)

5% em Bolsa.

O motivo da sugestão de alocar um pequeno percentual do seu patrimônio financeiro em Bolsa de Valores é pelo fato de você ter apenas 21 anos e ter a possibilidade de correr mais risco do que os investidores que estão mais próximos à aposentadoria. No longo prazo, investir em ações pode trazer retornos significativos para esta parcela do seu investimento.

Diego Garrido é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta