Renda fixa

Taxas dos títulos públicos no Tesouro Direto têm leve alta nesta sexta-feira

Nos últimos dias, prêmios registraram forte abertura, com risco fiscal cada vez maior

Shanghai Composite Index stocks mercado ações índices bolsa baixa queda
(Getty Images)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As taxas dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto operavam em leve alta na tarde desta sexta-feira (14), em uma semana de forte abertura dos prêmios diante do aumento na percepção dos investidores sobre o risco fiscal do governo.

A abertura das taxas responde à preocupação em alta do mercado com o eventual risco no compromisso do presidente da República com uma postura fiscal alinhada à do ministro da Economia.

Um dia após dizer respeitar o teto de gastos e falar em responsabilidade fiscal, Bolsonaro (sem partido) afirmou ontem que o governo federal discute a ideia de driblar a âncora fiscal.

“A ideia de furar o teto existe, o pessoal debate, qual o problema? Na pandemia, temos a PEC [Proposta de Emenda à Constituição] de guerra”, declarou Bolsonaro referindo-se à emenda que permitiu a criação de uma espécie de orçamento paralelo, alheio às regras fiscais vigentes, com recursos a serem usados no enfrentamento ao novo coronavírus.

A preocupação dos investidores foi ainda maior diante da alta no índice de popularidade de Bolsonaro, provocada justamente pelo aumento nos gastos em função do auxilio emergencial.

O teto de gastos tem sido foco de uma disputa entre duas alas do governo federal: uma fiscalista – comandada pelo ministro Paulo Guedes (Economia) – e outra que defende um incremento em investimentos públicos para a retomada da economia – formada pelos ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e membros da ala militar.

A queda de braço, que tem inviabilizado o avanço da agenda reformista defendida por Guedes, levou à saída, na terça-feira, dos secretários especiais de Desestatização e Privatização, Salim Mattar, e de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, que pediram demissão. O ministro da Economia reconheceu que houve uma “debandada” da pasta.

Na noite de ontem, Guedes indicou Diogo Mac Cord, para assumir a secretaria deixada por Mattar, e Caio Andrade, para a secretaria ocupada por Uebel.

Na agenda de indicadores, destaque para o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado prévia do Produto Interno Bruto (PIB) da autoridade monetária, que subiu 4,89% em junho, ante maio. No segundo trimestre, a queda foi de 10,94%.

A recuperação ficou levemente abaixo da mediana das expectativas dos economistas compilada no consenso Bloomberg, que apontava para uma alta de 5,03% na comparação mensal.

Mercado hoje

No Tesouro Direto, o título prefixado com vencimento em 2023 pagava uma taxa de 4,12%, ante 4,11%, na tarde de ontem. O prêmio pago pelo mesmo papel com juros semestrais e vencimento em 2031, por sua vez, tinha leve alta de 7,27% para 7,28%; há uma semana, a taxa era de 6,85%.

Entre os títulos indexados à inflação, o papel com prazo em 2026 pagava uma taxa anual de 2,32%, ante 2,30% na tarde de ontem, e 2,07% na sexta passada, enquanto o prêmio pago pelo Tesouro IPCA+2035 avançava de 3,74% para 3,77%, contra 3,52% apenas cinco pregões atrás.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta sexta-feira (14):

Fonte: Tesouro Direto

 

Ambiente internacional

Na cena global, a sessão foi marcada pela cautela, com a preocupação com uma segunda onda de contágio pelo coronavírus prevalecendo sobre o otimismo com a reabertura das economias.

O aumento de casos da doença na Alemanha e na França e a imposição de quarentena para viajantes da Holanda e da França que queiram entrar no Reino Unido contribuíram para o pessimismo do dia.

Também pesou para o humor os dados econômicos negativos no velho continente – o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do Euro registrou queda de 15% no segundo trimestre, em bases anuais. Na comparação com o trimestre anterior, o tombo foi de 12,1%.

Nos EUA, as atenções seguiram voltadas para o novo pacote de socorro financeiro em resposta à pandemia, orçado em US$ 1 trilhão, emperrado pelo embate entre democratas e republicanos.

Curso gratuito do InfoMoney ensina como lucrar na Bolsa fazendo operações que podem durar poucos minutos ou até segundos: inscreva-se!