Renda fixa

Taxas de títulos públicos negociados no Tesouro Direto ampliam queda nesta quinta-feira

Investidores monitoram seguro-desemprego nos EUA, reuniões da Opep+ e Eurogrupo; no Brasil, IPCA tem menor resultado no mês desde o Plano Real

(CarlaNichiata/Getty Images)

SÃO PAULO – Com investidores monitorando dados de inflação no Brasil, emprego nos Estados Unidos e os impactos do coronavírus nas economias mundiais, bem como de olho na reunião para resolver o impasse dos preços do petróleo, as taxas dos títulos públicos negociados via Tesouro Direto ampliaram as quedas na tarde desta quinta-feira (9), véspera de feriado.

Entre os títulos prefixados, o papel com vencimento em 2023 pagava 5,03% ao ano, ante 5,30% a.a. na tarde de quarta-feira (8). O Tesouro Prefixado 2026, por sua vez, oferecia um prêmio anual de 7,07%, ante 7,32% a.a. anteriormente.

Com relação aos papéis indexados à inflação, o juro do título com vencimento em 2026 cedia de 3,72% para 3,46% ao ano. Já as taxas dos papéis com prazos em 2035 e 2045 recuavam de 4,70% para 4,56% ao ano.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos ofertados nesta quinta-feira (9):

Fonte: Tesouro Direto

Noticiário

Entre os destaques do dia, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,07% em março na comparação mensal, abaixo da expectativa mediana dos economistas compilada no consenso Bloomberg, que era de um avanço de 0,12%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado é o menor para o mês de março desde o início do Plano Real.

Na base de comparação anual, a alta foi de 3,30%, ante expectativa de avanço de 3,36%.

No cenário internacional, a atenção dos investidores recai sobre a reunião, em videoconferência, da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+). Segundo a Bloomberg, o grupo tem agora o esboço de um acordo para reduzir a produção em 10 milhões de barris por dia, abaixo dos 20 milhões de barris esperados.

A preocupação é de que o volume de cortes discutido seja equivalente a apenas uma fração da perda de demanda, que alguns operadores estimam em 35 milhões de barris por dia.

Investidores também monitoram a retomada da reunião do Eurogrupo, que deve deliberar um pacote de resgate de até 1,5 trilhão de euros para socorrer as economias da região atingidas pela Covid-19.

Pela manhã, o foco esteve na divulgação dos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos, que somaram 6,606 milhões na semana encerrada no dia 3 de abril. Os números, que ficaram acima dos 5,5 milhões estimados pelos economistas consultados pela Bloomberg, dão uma dimensão do impacto econômico da pandemia de coronavírus na maior economia do mundo.

Invista a partir de R$ 100 no Tesouro Direto com taxa ZERO: abra uma conta gratuita na Rico!