Sociedade civil pode participar do processo de seleção da 8ª carteira do ISE

O público poderá avaliar e emitir opiniões sobre o questionário-base para a avaliação das empresas candidatas

SÃO PAULO – A sociedade civil poderá participar do processo de seleção da oitava carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). O público poderá participar avaliando e emitindo opiniões sobre o questionário-base para a avaliação das empresas candidatas a compor o índice, que já é possível acessar pelo site da FGV (www.isebvmf.com.br).

De acordo com a BM&F Bovespa, a novidade foi anunciada na última terça-feira (6), durante a reunião que deu início ao processo 2012/2013 do índice. Na ocasião, também foi divulgado o calendário de atividades para este ano.

Construindo o questionário
O questionário ficará disponível para os interessados até o dia 5 de abril. O objetivo desse projeto é permitir que, por meio das opiniões e sugestões da sociedade, o questionário seja aprimorado. “Esta etapa é essencial para o processo de construção coletiva e legitimação dos critérios utilizados para a seleção das empresas que irão compor o índice”, afirma a BM&F Bovespa.

Em relação às atividades que deverão acontecer ao longo deste ano, nos dias 9, 10 e 11 de abril, acontece a revisão do questionário nas sete dimensões avaliadas – geral, natureza do produto, governança corporativa, econômico-financeira, social, ambiental e mudanças climáticas.

A revisão contará com a participação de empresas e especialistas sobre o tema. Já no dia 21 de maio acontece uma audiência pública presencial, momento em que será anunciada a nova versão do questionário, com as principais alterações.

“O objetivo, nesta fase do processo, é aperfeiçoar o questionário e estimular a participação de agentes do mercado e da sociedade nos debates que envolvem o Índice”, explica a BM&F Bovespa.

Seguindo com a agenda, depois que todas as contribuições forem feitas, durante o período que a consulta pública ficar disponível, o questionário será finalizado e submetido à aprovação do Cise (Conselho Deliberativo do ISE). A previsão é que a versão final do questionário 2012 seja divulgado no início de junho.

Quais empresas podem participar
Podem participar do processo de seleção para compor o índice as empresas emissoras das 200 ações mais líquidas da Bolsa em 2011. As inscrições acontecem do dia 1º de maio a 31 de junho. As respostas ao questionário deverão ser enviadas entre 10 de agosto e 10 de setembro.

As empresas que se inscreverem no processo de seleção deste ano poderão se reunir, individualmente, com a equipe técnica do ISE. As reuniões devem acontecer entre os dias 1º de junho e 31 de agosto. A nova carteira do ISE, válida para 2013, será divulgada em 29 de novembro e entrará em vigor a partir do primeiro dia útil de 2013.

PUBLICIDADE