Serviço de gestão de investimentos cai 18% em 2008, revela pesquisa

Lucro médio dos gestores de investimento caiu para 34% do rendimento líquido em 2008, o menor nível em cinco anos

Publicidade

SÃO PAULO – Gestores globais de investimentos terão de tomar medidas mais arriscadas para fortalecer seus negócios, se eles pretendem superar a atual crise e ganhar vantagem competitiva para a era pós-crise, segundo revelou pesquisa da BCG (The Boston Consulting).

De acordo com os dados, o valor do serviço de gestão de investimentos caiu, globalmente, 18%, para US$ 48,6 trilhões em 2008, depois de um crescimento médio na ordem de 12% entre os anos de 2002 e 2007.

A pesquisa “Conquering the Crisis: Global Asset Management 2009” é realizada em 32 países, que representam mais de 95% do mercado de gestão de investimento global.

Continua depois da publicidade

Lucros

A pesquisa mostra que a realidade econômica irá forçar os gestores de investimentos a viver com menos lucros no futuro. A média de lucros (margem operacional) dos gestores caiu para 34% do rendimento líquido ao final de 2008, o menor nível em cinco anos. Em 2007, a média era de 38%.

Um maior impacto será sentido em 2009, com a média da margem operacional caindo para 30% ou menos. Cerca de 80% dos gestores de investimentos sofreram perdas nos lucros em 2008, enquanto cerca de 70% testemunharam quedas também nos rendimentos.

Gestores na berlinda

A pesquisa destaca o fato de a baixa performance dos produtos que foram recomendados por conselheiros de investimentos levarem alguns aplicadores a questionar tanto os profissionais quanto os produtos em si.

O dano que isso causou foi pior do que o identificado na bolha da internet, porque mais investidores foram afetados em produtos de categorias consideradas, anteriormente, como confiáveis. No futuro, investidores institucionais vão exigir mais transparência em seus produtos e não estarão dispostos a pagar altas taxas.