AO VIVO Renda extra imobiliária: Como montar uma carteira vencedora de FIIs; assista

Renda extra imobiliária: Como montar uma carteira vencedora de FIIs; assista

Dia de Copom

Selic deve encerrar ano a 4,5%, mas mercado vê espaço para mais um corte em 2020

Levantamento feito pela XP com 27 gestores de fundos macro mostrou ainda uma expectativa de PIB de 2,50% e IPCA de 3,60% para dezembro de 2020

SÃO PAULO – A última reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) desta quarta-feira (11) deve confirmar uma aposta unânime do mercado financeiro de mais um corte da taxa Selic em meio ponto percentual, o quarto de 2019, levando os juros de 5,0% para 4,5% ao ano.

As previsões fazem parte de levantamento feito pela XP com gestores de fundos macro, que ainda estimam um corte adicional da taxa básica de juros em 2020, de 0,25 ponto percentual, encerrando o ano em 4,25% a.a.

Quatro casas, contudo, têm uma aposta mais agressiva e veem a Selic em 4% ao ano ao fim de 2020.

O levantamento também mostrou que o mercado espera um maior crescimento da economia, ante 0,98% neste ano, e uma manutenção da inflação abaixo do centro da meta. Para o próximo ano, a mediana das expectativas é de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,50%, enquanto a expectativa para a inflação medida pelo IPCA é de 3,60%.

No câmbio, os juros baixos devem conter a valorização da moeda brasileira. Com isso, a mediana para as projeções para o dólar ao fim de 2020 é de R$ 4,15. Hoje, a moeda americana está cotada a R$ 4,11.

Fonte: XP Investimentos

Sem alteração em relação aos últimos levantamentos realizados, as posições mais comuns entre os fundos dos gestores consultados são as apostas em juros, reais e/ou nominais, e compradas em Bolsa.

A pesquisa consultou 27 gestoras: Ace Capital, ARX, AZ Quest, Bahia Asset, Blue Line, BTG Pactual, Canvas, Claritas, GAP Asset, Garde, Ibiuna, JGP, Kairós, Legacy, Macro Capital, Mauá Capital, MZK, Novus, Occam, Opportunity, Paineiras, Sagmo Capital, SulAmérica, Truxt, Vinci, Vinland e XP Asset.

Tenho acesso aos melhores investimentos em um cenário de juros mais baixos: abra uma conta gratuita na XP