Conteúdo Patrocinado

Selic a 15%: cinco fundos de renda fixa para se blindar e ainda surfar os juros altos

Para os que não querem perder oportunidades – e principalmente diversificar o portfólio –, os fundos surgem como alternativa de exposição a vários setores da economia

MoneyLab

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, manteve mais uma vez a Selic em 15% ao ano — o maior patamar da taxa básica de juros desde 2006. No mercado de investimentos, a decisão favorece aplicações de renda fixa que têm como referência o CDI, indicador que acompanha a variação da Selic.

Dessa forma, os fundos de investimento focados nessa classe de ativo aparecem como uma alternativa para investidores que buscam se proteger dos juros elevados e impulsionar seus rendimentos em um cenário que deve ser mantido “por um período bastante prolongado”, segundo o Copom. (Veja mais abaixo).

A seguir, entenda as principais características, dinâmicas, vantagens e riscos dos fundos de renda fixa, além de opções disponíveis no mercado para quem deseja diversificar suas aplicações.

Opções de Fundos de renda fixa

Kinea Oportunidade FIF RF CP RL – Subclasse I

Saiba mais e invista no produto

XP Corporate Top CP FIF FIRF LP RL

Saiba mais e invista no produto

Legacy Capital Compound Advisory Debêntures Infra FIRF CP RL

Saiba mais e invista no produto

Selection RF Light FIC FIRF CP LP

Saiba mais e invista no produto

Fundo 24 Horas FIRF RL

Saiba mais e invista no produto

*As ofertas na plataforma da XP são limitadas à capacidade disponível do produto nesta quinta-feira (6)

Não tem conta na XP? Cadastre-se aqui

Visão da XP para a taxa Selic

Em relatório, a XP Investimentos avalia que o Copom reiterou, nesta quarta-feira (15), a mensagem da reunião anterior (de setembro), reforçando a necessidade de manter a taxa de juros em seu nível atual “por período bastante prolongado”. Em linhas gerais, a decisão do colegiado está alinhada ao cenário-base dos analistas da casa.

O documento projeta que a taxa Selic deve atingir 12,00% em 2026, após seis cortes consecutivos de 0,50 ponto percentual a partir de março.

“Em nossa visão, as próximas leituras de inflação e atividade deverão convencer o Copom de que a política monetária restritiva está surtindo efeito. Assim, em 2026, não será necessário manter o mesmo grau de aperto vigente em 2025”, destaca a XP.

A instituição acrescenta que a política fiscal expansionista e as incertezas globais podem exercer pressões sobre a demanda doméstica, o déficit em conta corrente e a inflação ao longo de 2026 — o que tende a limitar o espaço para cortes adicionais de juros no próximo ano.

Leia mais: Copom — Sem queimar a largada

Fundos de investimento: como funcionam?

Ao investir em um fundo, o investidor adquire cotas que representam uma fração do patrimônio total. A valorização dessas cotas depende do desempenho dos ativos que compõem a carteira.

A gestão do fundo é realizada pelos gestores, que tomam decisões de investimento com base na política e nos objetivos estabelecidos no regulamento do fundo.

Os fundos estão sujeitos a riscos, que podem variar conforme o tipo de ativo investido. Antes de investir, é importante conhecer o perfil de risco do fundo e consultar materiais técnicos, como o regulamento e o prospecto, disponíveis nos canais oficiais.

Tipos de fundos e estratégias

Os fundos são classificados conforme os ativos em que investem. Abaixo, seguem alguns exemplos:

Quais são as vantagens em investir em fundos?

Os fundos de investimento são atrativos por diversos motivos:

Quais são os riscos?

Investidores, porém, devem estar atentos aos riscos associados, tais como:

Custos e tributação

Além disso, os fundos possuem taxas que impactam os rendimentos:

Trata-se de um conteúdo patrocinado. O InfoMoney não possui qualquer responsabilidade quanto a oferta e a comercialização dos produtos divulgados neste material. 

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.