Rico troca quase toda carteira para agosto; veja recomendações

Apenas duas ações foram mantidas para esse mês: Itaú Unibanco e Vale

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A Rico Corretora decidiu trocar quase toda sua carteira Octo para o mês de agosto. Saíram os papéis da Transmissão Paulista (TRPL4), Banco ABC (ABCB4), Hypermarcas (HYPE3), BR Malls (BRML3), Arteris (ARTR3) e Cyrela (CYRE3) para entrarem CESP (CESP6), Bradesco (BBDC4), Raia Drogasil (RADL3), Estácio (ESTC3), Suzano (SUZB5) e Cetip (CTIP3).

Somente duas ações permanecem entre as recomendações dos analistas: Itaú Unibanco (ITUB4) e Vale (VALE5).

De acordo com os analistas, as trocas se deram no intuito de proporcionar “continuidade à busca de ativos que tem apresentado consistência na entrega de resultados, mesmo diante da contínua fragilidade da economia nacional”.

Continua depois da publicidade

Inclusões
Os analistas citam três motivos principais para justificar a escolha pelos papéis da Cesp: a empresa possui energia disponível para venda no mercado a vista; pode distribuir dividendos atrativos; e possui gráfico semanal com viés de alta.

Em relação ao Bradesco, o destaque positivo é o valuation atrativo do papel combinado com resultados acima das expectativas do mercado com as operações de tesouraria levando os números para cima. Além disso, o anúncio da manutenção de metas para 2014 também agradou a Rico.

Quanto à seleção da Raia Drogasil, a corretora pondera que a empresa tem potencial de expansão considerável, o fato de ela estar próxima a atingir a marca de mil lojas ao redor do Brasil, a continuidade no processo de integração da companhia e a manutenção das vendas em altos patamares.

Continua depois da publicidade

Para a Cetip, o destaque fica por conta de seu modelo de negócio diversificado e verticalmente integrado e suas taxas estáveis de crescimento. Além disso, os analistas elogiam a grande previsibilidade de resultados da empresa, sua forte geração de caixa e o processo de desalavancagem financeira que levará a empresa a distribuir mais dividendos no médio prazo.

Quatro são os pontos positivos levantados pela Rico para justificar a inclusão da Suzano: o benefício que a empresa tem em uma eventual valorização do dólar; o incremento da demanda global por celulose; iniciativas de redução de custos na companhia; e a consolidação da produção de celulose na unidade no Maranhão.

Por fim, em relação à Estácio, os destaques são o valuation atrativo do papel, sua consolidação no setor educacional, a manutenção do suporte do governo ao setor e as perspectivas de buscar expansão de margens da companhia.

Publicidade

Desempenho
Em julho, a carteira da corretora marcou alta de 0,91% contra alta de 5,01% do índice Ibovespa no mesmo período.

Carteira da Rico para agosto:

Empresa Ticker Oscilção em julho Oscilação em 12 meses
Bradesco BBDC4 +8,1% +29,4%
Itaú Unibanco ITUB4 +9,8% +37,7%
CESP CESP6 +4,1% +60,5%
Vale VALE5 +10,6% +9,8%
Suzano SUZB5 +4,9% +14,9%
Raia Drogasil RADL3 +4,0% -0,9%

Estácio

ESTC3 -3,8% +61,1%
Cetip CTIP3 +0,9% +15,7%
?