Tesouro Direto ou CDB? Especialista explica qual rende mais no longo prazo

O programa "Como Viver de Renda Fixa" vai ao ar toda terça-feira às 11h na InfoMoneyTV

Mariana Zonta d'Ávila

SÃO PAULO – No programa “Como Viver de Renda Fixa” desta semana, Roberto Indech, analista-chefe da Rico Investimentos, respondeu a uma série de perguntas enviadas pelos nossos leitores no e-mail duvidaimtv@infomoney.com.br

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre dúvidas sobre produtos de renda fixa, um leitor contou que pretende investir por um prazo de 17 anos e quer saber se é mais vantajoso aplicar no Tesouro IPCA+ ou em um CDB indexado ao IPCA com vencimento em 7 anos, recomprando após o vencimento.

Indech explica que não gosta de aplicações de prazos muito longos no Brasil por conta das mudanças de cenário político, econômico e de governos. Neste caso, a melhor opção, segundo ele, seria ficar com o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e após o vencimento, buscar um outro ativo.

Os CDBs são títulos de renda fixa emitidos por bancos e instituições financeiras para captar recursos para atividades como operações de empréstimos, crédito pessoal e crédito direto, por exemplo.

Na prática, ao investir em CDBs você está emprestando seu dinheiro para a instituição financeira por um tempo determinado (não podendo resgatar antes deste prazo, caso não seja de liquidez diária) e é remunerado por juros.

Vale lembrar que eles possuem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para aplicações de até R$ 250 mil por instituição financeira e CPF.

Nas dúvidas sobre investimentos para aposentadoria, o especialista explica que o investidor pode optar pelo Tesouro IPCA ou por outro ativo indexado à inflação, como os CRIs (Certificado de Recebíveis Imobiliários). Confira o vídeo completo acima.

“Dessa forma, se a inflação subir, você está resguardado”, diz. Ele lembra que em 2015 a inflação estava em dois dígitos e que quem tinha papéis indexados ao IPCA conseguiu ótimos ganhos.

O programa “Como Viver de Renda Fixa” vai ao ar toda terça-feira às 11h na InfoMoneyTV. Tem dúvidas sobre investimentos em renda fixa e no Tesouro Direto? Envie sua pergunta para o duvidaimtv@infomoney.com.br 

Ganhe até 3,2 vezes mais que a poupança: abra uma conta na Rico e comece a investir ainda hoje