Renda fixa também é importante para o investidor agressivo, diz especialista

O programa "Tesouro Direto com Ganhos Turbinados" vai ao ar toda quinta-feira às 14h30

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Ter uma parcela da carteira de investimentos em renda fixa é fundamental e indispensável para todo o tipo de investidor, seja ele agressivo ou conservador. É o que explica Ana Laura Magalhães, especialista em finanças e fundadora do @explicaana, convidada do programa “Tesouro Direto com Ganhos Turbinados” desta semana.

Segundo ela, montar uma posição em renda fixa permite a construção de uma reserva de emergência. Afinal, podemos precisar do dinheiro a qualquer hora e é necessário que uma parte tenha mais liquidez para que seja possível o resgate.

Além de poder ser utilizada no caso de qualquer imprevisto, uma reserva de emergência permite ao investidor agressivo, por exemplo, que já está mais acostumado com a alta volatilidade, a ter um equilíbrio do portfólio no caso de muitas oscilações, diluindo as perdas. “O segredo é a diversificação”, diz.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A especialista recomenda que o investidor conservador tenha 80% da carteira em renda fixa atrelada ao CDI e os 20% restantes, atrelados à inflação, para permitir o ganho real. Já o investidor moderado, que tem apetite a um pouco mais de risco, pode deixar cerca de 15 a 20% da carteira aplicada em ativos atrelados à inflação, 45% em fundos multimercados e 10% em ações. 

Durante o programa, Ana e o professor do InfoMoney Alan Ghani conversaram sobre o histórico de bons retornos na renda fixa no Brasil – que deixaram o investidor brasileiro mal acostumado – como também sobre os títulos privados e fundos de previdência privada.

Emitidos por bancos, instituições financeiras ou empresas, os títulos privados são papéis utilizados por diferentes entidades para arrecadar recursos. No mercado, eles podem ser encontrados em CDBs (Certificados de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliária) e LCA (Letra de Crédito Agrícola), LCs (Letra de Câmbio), debêntures e COEs (Certificados de Operações Estruturadas).

Continua depois da publicidade

Todos esses produtos estão disponíveis na plataforma de renda fixa da Rico, com segurança, taxa zero e liquidez diária. Clique aqui para abrir sua conta – é de graça! 

Tem dúvidas sobre Tesouro Direto ou Renda Fixa? Mande a sua pergunta para o nosso e-mail duvidaimtv@infomoney.com.br