Em onde-investir / renda-fixa

Ibovespa surpreende e poupança segue como pior investimento em outubro

No programa "Como Viver de Renda Fixa" desta semana, Roberto Indech, analista-chefe da Rico, mostra a evolução das aplicações financeiras em 2018

SÃO PAULO - O mês de outubro foi marcado por grande volatilidade e pela queda do dólar, com pesquisas eleitorais influenciando o sobe e desce das aplicações financeiras. Após a vitória de Jair Bolsonaro (PSL), porém, o mercado animou e o Ibovespa surpreendeu, fechando o período com alta de 10,19%, contra 3,48% em setembro. Em um mês em que o otimismo voltou e tudo se valorizou, algo não é novidade: a poupança continua ocupando o primeiro lugar no ranking de piores investimentos.

No programa "Como Viver de Renda Fixa" desta terça-feira (6), Roberto Indech, analista-chefe da Rico, mostrou que a diferença entre a poupança e os ativos de renda fixa como os CDBs e os atrelados à taxa Selic e ao CDI, continua se acentuando. Em outubro, por exemplo, a "nova poupança", que paga a taxa referencial mais 70% da Selic, teve uma rentabilidade de 0,37% - uma diferença de até 24 pontos base em relação aos demais ativos.

No ano, a diferença é ainda maior. Enquanto a poupança apresenta uma rentabilidade de 3,85%, a do CDI sobe é de 5,38%, a da Selic 5,39%, e no CDB chega a 5,90%. (Assista a entrevista completa no vídeo acima)

Confira a rentabilidade em aplicações na renda fixa no segundo semestre:

Renda Fixa Jul Ago Set Out Ano
Selic 0,54% 0,57% 0,47% 0,54% 5,39%
CDI 0,54% 0,57% 0,47% 0,54% 5,38%
CDB 0,59% 064% 0,76% 0,61% 5,90%
Poupança 0,37% 0,37% 0,37%  0,37%  3,85% 

Apesar de entender que há oportunidades na Renda Fixa, Indech sugere aos investidores mais jovens, mesmo com perfil mais conservador, que considerem uma incursão no mercado de ações, considerando um cenário otimista. Com reformas, a bolsa pode ser atrativa, diz. Além disso, o analista lembra que é preciso evitar colocar todos os ovos na mesma cesta, ou seja, diversificar é fundamental.

O programa Como Viver de Renda Fixa é semanal e pode ser conferido todas as terças-feiras a partir das 11h. Quer ver a sua dúvida respondida ao vivo? Mande a sua pergunta para o nosso e-mail: duvidaimtv@infomoney.com.br 

 Para sair da poupança e ter melhores rentabilidades, abra uma conta gratuita na Rico clicando aqui

 

Contato