Em onde-investir / renda-fixa

Renda fixa com Bolsonaro: onde investir agora

Roberto Indech, analista-chefe da Rico, ensina como montar uma carteira de renda fixa favorável à eleição de Jair Bolsonaro  

SÃO PAULO – Com a definição de Jair Bolsonaro (PSL) para a presidência do Brasil no último domingo (28), especialistas em finanças entraram em um consenso: está na hora de aumentar o risco da carteira de investimentos para lucrar mais.

Isso não significa, de maneira nenhuma, que todo investidor deve negligenciar a renda fixa. Muito pelo contrário: dependendo do perfil de risco de cada um, segue necessário manter uma boa parcela do capital alocado na segurança dessa classe de ativos.

No programa Como Viver de Renda Fixa desta terça-feira (30), Roberto Indech, analista-chefe da Rico, ensina o investidor como otimizar a carteira de renda fixa com base nesta nova conjuntura pós-eleições.

Para ele, a perspectiva positiva com a gestão econômica de Bolsonaro tende a animar a indústria a realizar novos investimentos. Isso deve gerar um boom de emissões de debêntures – títulos de dívidas de empresas.

As debêntures incentivadas com rentabilidade próxima a 100% do CDI já são interessantes, já que esta modalidade isenta o investidor pessoa física do Imposto de Renda. “É sempre importante, porém, ficar atento aos riscos: teoricamente, quanto maior a taxa paga, maior o risco”, diz Indech.

Dentro da mesma lógica, ele indica os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA). O investidor deve ficar atento às novas emissões a partir de agora, mas, especialmente, a partir do início do ano que vem.

Para o investidor interessado em títulos de liquidez diária para reserva de emergência, o analista diz preferir CDBs a 100% do CDI na comparação com o Tesouro Selic – graças à taxa de custódia de 0,3% cobrada pelos títulos do governo.

Apesar de entender que há oportunidades na Renda Fixa, Indech sugere aos investidores mais jovens, mesmo com perfil mais conservador, que considerem uma incursão no mercado de ações, considerando um cenário otimista. Com reformas, a bolsa pode ser atrativa, diz.

O programa Como Viver de Renda Fixa é semanal e pode ser conferido todas as terças-feiras a partir das 11h. Para assistir ao dessa semana, clique no player acima.

Para investir nestes e outros títulos, abra uma conta gratuita na Rico clicando aqui.

 

Contato