Como sair da poupança e começar a investir de verdade em 2018? Analista-chefe da Rico dá as dicas

56% dos brasileiros assumiram não fazer orçamento doméstico ou familiar, como consequência 69% afirmaram não ter poupado nenhuma parte da renda recebida nos últimos 12 meses

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisas recentes apontam a dificuldade do brasileiro em poupar, ao mesmo tempo em que a principal resolução de ano novo é guardar dinheiro e sair do vermelho, segundo uma pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)  com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Dos que conseguem separar uma parte do orçamento para aplicações, o dinheiro vai quase todo para a poupança. Dados da Allgoo, fintech especializada na digitalização de instituições financeiras, mostram que a poupança é a escolhida por 29% dos brasileiros, seguida pelos aportes em CDB e Tesouro Direto, com 27% e as ações com 4%. 

O resultado dessa preferência pela poupança é que, após dois anos de saldo negativo, as cadernetas voltaram a ter captação líquida positiva em 2017 e os depósitos superaram as retiradas em R$ 17,126 bilhões. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Se deixar na poupança é ruim para o investidor, algumas pessoas sequer conseguem poupar: 22% dos pesquisados disseram não ter nenhuma quantia sobrando e 19% deixam dinheiro parado na conta corrente. 

A razão para essas finanças apertadas vem do fato de que 56% dos brasileiros assumiram não fazer orçamento doméstico ou familiar, como consequência 69% afirmaram não ter poupado nenhuma parte da renda recebida nos últimos 12 meses, segundo levantamento do Banco Central em parceria com a Serasa Experian.

Se você se sente representado pelas pesquisas e precisa de uma ajuda para organizar o orçamento familiar para começar a investir e quer começar com aplicações de baixo risco, confira as dicas do analista-chefe da Rico Investimentos, Roberto Indech, no programa “Como viver de renda fixa.

Continua depois da publicidade

Envie suas perguntas para o programa da próxima semana para duvidaimtv@infomoney.com.br. Se quiser aprofundar os conhecimentos em investimentos de renda fixa, acesse gratuitamente o e-book de Roberto Indech aqui. O curso de renda fixa de Roberto Indech pode ser acessado aqui

Quer investir em renda fixa? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos