Como obter o máximo de ganhos com Tesouro Direto? Especialista responde

O consultor em finanças e professor Alan Ghani estreia o programa "Tesouro Direto com Ganhos Turbinados" no InfoMoney TV na quinta-feira (20) 

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Uma parte dos investidores do Tesouro Direto compra os títulos com a intenção de resgatar a aplicação somente no vencimento, enquanto outros acompanham diariamente o noticiário econômico e a variação das taxas pagas pelo governo em busca de oportunidades para maximizar seus ganhos.

É o caso do leitor Armando Santos, que escreveu ao InfoMoney perguntando “como perceber que o título já rendeu o máximo no ano e é hora de vender e sair em busca de títulos melhores?”

O consultor em finanças e professor Alan Ghani, que estreia na quinta-feira (20) o programa “Tesouro Direto com Ganhos Turbinados” no InfoMoney TV, explica que uma das principais vantagens da maioria dos papéis negociados pelo Tesouro Direto é a possibilidade de obter ganhos turbinados, ou seja, uma rentabilidade muito acima da contratada.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Isso acontece quando, por exemplo, compramos um papel a uma taxa de 10% ao ano, e a taxa do mercado para este título cai para 8% aa. Nesse caso, dependendo do prazo, se vendemos o papel antes do vencimento, teremos um ganho muito acima da rentabilidade contratada de 10% a.a”, explica Ghani.

Se a taxa do título estiver em queda, qual é a melhor hora para vender? “A resposta para essa pergunta não é tão trivial. Para responder essa pergunta, devemos fazer um outro questionamento: a taxa caiu tudo que tinha que cair ou há mais espaço para mais quedas?”, conta Ghani.

Para saber se a taxa poderá cair ainda mais, é necessário entender quais são os fatores que afetam a taxa de juros dos títulos, segundo o economista.

Continua depois da publicidade

“Grosso modo, menores expectativas inflacionárias e de risco puxam as taxas dos títulos públicos para baixo. Por exemplo, se você acredita que a inflação possa cair ainda mais, há espaço para mais quedas das taxas de juros dos títulos e, portanto, mais oportunidades de ganhos turbinados para quem comprou prefixado ou pós fixados atrelados ao IPCA. O mesmo raciocínio vale para as expectativas de risco”, observa.

 Dessa forma, para quem quiser negociar com títulos públicos para elevar seus ganhos, é fundamental ter conhecimento técnico, além de acompanhar notícias sobre mercado financeiro, economia e política.  

 “Pode acreditar, um aumento dos preços no varejo, um índice de inflação abaixo do esperado ou até mesmo uma delação premiada afetam a taxa dos títulos públicos”, alerta Ghani. 

Quer ver sua dúvida respondida no programa “Tesouro Direto com Ganhos Turbinados” no InfoMoney TV? Mande sua pergunta para duvidaimtv@infomoney.com.br