Essa semana pode trazer a última chance para entrar em investimento que dispara em 2016

Títulos prefixados e atrelados ao IPCA marcam forte valorização nesse ano

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – 2016, até o momento, certamente pode ser considerado um bom ano para o investidor brasileiro na renda fixa e na renda variável. Afinal de contas, enquanto o mercado acionário subiu com força, os títulos atrelados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e os prefixados se valorizaram com mais força ainda.

Essa valorização faz com que alguns títulos públicos cheguem a registrar mais de 40% de alta nesse ano. No entanto, nesta quarta-feira (19), acontecerá a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), onde é esperado um corte na taxa básica de juros de 0,25 ponto percentual ou 0,5 p.p. pelo mercado financeiro.

O economista e assessor de investimentos da Atlas Invest Max Scatimburgo comenta que essa semana pode ser uma das últimas chances para quem ainda quer lucrar com a valorização dos títulos prefixados.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Boa parte do movimento já foi prefixado, mas ainda pode haver uma chance de lucrar com ele, principalmente se o corte vier já em 0,5 p.p., aplicando nos títulos de vencimento médio e curto”, relara Max. Ele conta que espera que o corte venha em 0,25 p.p., mas comenta que com as últimas boas notícias em relação à economia nacional, incluindo o corte no preço da gasolina, a chance de um corte mais forte se mostra maior.

Entenda o movimento
Para muitas pessoas, é confuso entender como acontece essa valorização nos títulos de renda fixa. Para entender esse movimento, é preciso compreender a expectativa do mercado em relação ao país nesse ano: com o passar dos meses, foi se criando uma percepção de que o país caminhava rumo a uma maior estabilidade política e macroeconômica e, conforme essa expectativa foi se concretizando, as taxas dos títulos prefixados recuaram.

Quando as taxas oferecidas pelos títulos públicos atrelados ao IPCA ou prefixados recua, isso acarreta em uma valorização no valor de compra e venda do papel em questão. As taxas e os preços são inversamente proporcionais, quando a taxa sobe, o preço do título cai e vice-versa. Isso acontece porque o título tem um valor final determinado para atingir em seu vencimento. Quando a taxa oferecida é menor, ele precisará partir de um valor inicial mais alto para alcançar esse objetivo. No entanto, é sempre importante reforçar que o investidor que mantê-lo até seu vencimento receberá exatamente a taxa acordada no momento da compra.

Continua depois da publicidade

Quer saber mais sobre como lucrar muito mais com investimentos no Tesouro Direto? Assista vídeo em que Alan Ghani explica mais sobre a estratégia