Sobrou algum dinheiro no fim do mês? Especialistas contam onde aplicar pequenas quantias

Com pequenas quantias é possível sair da poupança e investir muito melhor seu dinheiro

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Para muitas pessoas, investir parece ser algo muito caro e inacessível na maior parte das vezes. Afinal, muitas aplicações, de fato, só estão disponíveis para quem tem uma quantia de cinco ou seis dígitos disponível para aplicar. Contudo, existem, sim, bons investimentos disponíveis a partir de baixas quantias. O InfoMoney conversou com vários especialistas para saber que aplicações podem ser feitas com aquele dinheiro que, eventualmente, sobra no fim do mês.

1 – Tesouro Selic
“É o investimento mais ‘tranquilo’ entre todos os títulos públicos disponíveis no Tesouro Direto. Dizemos que é o mais ‘tranquilo’ pois não apresentará oscilações no preço no caso de resgate antecipado. É recomendado para guardar reservas de emergência ou recursos que já tenham destino certo no curto prazo (6 meses a 1 ano). É possível aplicar com apenas R$ 30,00 e o resgate pode ser feito diariamente de acordo com as condições do Tesouro Nacional”, comenta Bruno Ponciano, assessor de investimentos da Aequilibrium Investimentos. Vale lembrar que o título é assegurado pelo governo federal que, em tese, é o melhor credor que existe no país.

2 – Fundos DI
“São fundos com baixo valor de entrada e de aportes e que devem ter uma rentabilidade próxima ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Entretanto, é necessário pesquisar as taxas de administração, pois se forem muito altas, a rentabilidade será muito inferior ao seu referencial”, atesta Aderson Gegler, professor e sócio fundador da Moinhos Educação.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 – Previdência
“Para quem deseja guardar recursos pensando no médio e longo prazo essa também é uma boa alternativa, a maior parte dos planos possui contribuição mínima próxima a R$ 300,00. É recomendado que você tenha uma reserva de curto prazo sendo formada paralelamente com a previdência, no caso de necessidade ou imprevistos o ideal é não mexer. Muita atenção na hora de contratar o plano pois há detalhes sobre o tipo do plano (PGBL ou VGBL), tipo de tributação (Progressiva ou Regressiva) e taxa de carregamento que fazem toda a diferença, contrate com a ajuda de um especialista e escolha muito bem a seguradora”, comenta Bruno Ponciano.

4 – Tesouro IPCA+
“Excelente alternativa para quem está guardando pensando no médio e longo prazo. É um investimento que no momento da aplicação você já fica sabendo qual vai ser o seu ganho real (retorno acima da inflação), ou seja, você já sabe que terá retornos acima da inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Existem alguns prazos e o investidor deve escolher de acordo com seus objetivos”, crava Bruno.