3 coisas sobre dinheiro que você diz perto de crianças e deve parar agora

É importante conscientizar os filhos sobre dinheiro desde cedo

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Todo mundo sabe de várias coisas que não devem ser dadas como exemplo para os filhos, como assistir muita televisão, tomar muito refrigerante ou ainda deixar a casa uma bagunça. No entanto, e em relação ao dinheiro? Que coisas que jamais devem ser ditas perto de seu filho? A colunista Cheryl Lock do site Business Insider listou três coisas sobre dinheiro que jamais devem ser ditas perto de crianças.

1 – “Não precisamos de um orçamento, nós somos econômicos”

O que eles ouvem: “As coisas que compramos não têm valor, então podemos gastar como quisermos”
A maior parte dos especialistas dirá que a principal maneira de ser inteligente sobre dinheiro é desenvolver e se ater a um orçamento bem feito. Ao dizer para seus filhos que sua família opera de maneira diferente, você está não ensinando a eles que para comprar qualquer coisa, há um custo específico e que o dinheiro gasto vem do dinheiro recebido.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 – “Claro que temos alguma dívida, mas não é um problema”

O que eles ouvem: “Dívidas não é um problema para se preocupar”
Na verdade, muitos adultos nem sabem como funcionam seus cartões, então o problema já começa aí. Claro que ninguém quer assustar as crianças, mas é importante para elas entenderem desde cedo como funciona a tomada de crédito e os diferentes tipos de dívida. Ao invés de ignorar o problema, é melhor conversar francamente com seu filho sobre o assunto.

3 – Não dizer nada

Continua depois da publicidade

O que eles ouvem: “É ruim falar sobre dinheiro, por isso não fazemos isso”
Crianças que crescem em uma casa onde falar sobre dinheiro é um tabu podem crescer pensando que ser conservador com as finanças é algo a não se fazer. Conforme seus filhos ficam mais velhos, é importante que você discuta finanças com eles para ajudar em suas carreiras, assim como nas amizades e em relacionamentos.