Em onde-investir / renda-fixa

Veja 7 maneiras para eliminar gastos desnecessários com seu dinheiro agora

Deixar de gastar com coisas inúteis é um dos principais caminhos para uma vida financeira mais saudável

Shopping Center
(Bloomberg)

SÃO PAULO – Todo mundo sabe que é importante poupar para a aposentadoria. Guardar dinheiro para investir para o futuro envolve, muitas vezes, fazer sacrifícios e tomar decisões responsáveis. Assim, a colunista do site Business Insider Amanda Dixon lista várias maneiras para não gastar mais o dinheiro de maneira burra.

1 – Descubra onde está desperdiçando dinheiro

Se você está tentando começar a gastar menos e poupar mais, é uma boa ideia saber para onde seu dinheiro vai. Está gastando muito comendo fora ou em eletrônicos? Ao saber o que faz você desperdiçar dinheiro, você pode ser proativo e evitar esses gatilhos.

2 - Peça para alguém ajudar na contabilidade

Se livrar de um mau hábito pode ser difícil, especialmente se está fazendo tudo sozinho. Encontrar um amigo ou parente que possa te ajudar com a contabilidade pode ser um meio efetivo de cortar os gastos. Além disso, se seu parceiro também quer economizar, vocês podem se desafiar para ver quem poupa mais em determinada janela de tempo.

3 – Pague com dinheiro

Nem todas as pessoas têm esse problema, mas para alguns é muito mais fácil gastar dinheiro ao passar um cartão. Pagar R$ 100 em uma roupa pode doer muito mais se você tiver que dar o dinheiro em caixa do que passar o cartão de crédito.

4 – Não vá às compras sem uma lista

Outra boa dica para quem tem problemas para gastar: faça uma lista de compras e tente se manter fixo nesses gastos. Também tente estimar quando cada um desses itens custa e leve dinheiro apenas para essa compra, assim não gastará mais do que o planejado inicialmente.

5 – Planeje suas refeições

Se você acha que está gastando muito com comida, planejar as refeições pode resolver sua vida. Ao tomar tempo para pensar no que você vai cozinhar para a semana ou mesmo para os próximos dias e planejar quanto gastar com isso, vai ser mais fácil poupar dinheiro.

6 – Pense bem sobre grandes compras

Comprar um carro ou alguma outra grande compra não é algo que se faz rapidamente. Mas se você tende a comprar coisas caras sem pensar, você talvez deveria começar a fazer algumas mudanças. É melhor se dar um dia ou dos para pensar melhor sobre o que você quer comprar e se você realmente precisa disso.

7 – Não compre tudo pela quantidade

Comprar produtos no mercado em embalagens ou quantidades maiores pode realmente ser uma boa para pagar mais barato e economizar. Mas você vai acabar não usando muita coisa que comprou e vai jogá-las no lixo. Assim, em alguns casos, vale mais comprar em quantidades menores, mas que de fato serão utilizadas.

 

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

 

Contato