Confira 7 hábitos extremamente tóxicos com dinheiro que você deve abandonar agora

A maior parte desses hábitos é extremamente comum e cometida por muitas pessoas

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Maus hábitos com dinheiro podem ser especialmente difíceis de serem quebrados por diversos motivos. Mesmo com as melhores intenções e um forte plano financeiro, esses rituais podem seguir acabando com seu sucesso com dinheiro. Assim, a colunista do site Business Insider Nancy Mann Jackson lista 7 vícios com dinheiro que você deve largar agora.

1 – Gastar por emoção

Usar compras para lidar com os altos e baixos da vida é algo comum, aponta a planejadora financeira Grecthen Cliburn. Mas gastar impulsivamente não resolve nada, na verdade tende a deixar as coisas ainda piores. Essa alegria de comprar acabará rapidamente e junto com ela virá uma pilha de dívidas. Um dos conselhos é não comprar nada no crédito.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 – Emprestar dinheiro

Mesmo que seja algo muito legal estender a mão para ajudar os outros, emprestar dinheiro para amigos e familiares pode machucar tanto seu orçamento quanto suas relações. Pode ser difícil para a pessoa devolver o dinheiro, o que pode gerar ressentimento e conflitos. Com o tempo, você estará sem dinheiro e sem a amizade.

Ao invés de emprestar, há muitas maneiras para ajudar seus amigos, aponta Cliburn. Ao invés de simplesmente jogar dinheiro, tente ajudar de outras formas, como oferecendo caronas para seu amigo gastar menos com deslocamentos ou ainda com sugestões para a pessoa cortar as despesas.

Continua depois da publicidade

3 – Sempre pagar a conta no restaurante

Para alguns, poder pagar a conta para os amigos é uma forma de orgulho, mas se você está se prejudicando por sempre pagar a conta, você foi longe demais. Pessoas que sempre pagam a conta acabam gerando a expectativa de que continuarão fazendo isso e eventualmente é difícil saber se as pessoas de fato estão jantando com você pela companhia ou pela refeição grátis, aponta Mela Garber, diretora fiscal da companhia Anchin, Block & Anchin LLP.

4 – Comparar sua situação financeira com a de outras pessoas

Muitas pessoas medem o sucesso pelo tamanho da casa, ou pelo carro que está dirigindo, mas isso é uma premissa falsa. Grandes casas ou coisas caras apenas indicam como as pessoas escolhem gastar dinheiro e não quanto elas têm, aponta Cliburn. Determine metas para o que é importante para você e como você quer que sua vida seja no futuro ao invés de se basear nos carros e viagens de seu vizinho.

5 – Gastar todo seu salário

Todo mundo tem que pagar contas e comprar coisas todo mês, mas é você que decide o quanto de dinheiro vai sobrar. Escolher gastar tudo, ao invés de priorizar os hábitos de poupar e investir, pode facilmente se tornar uma norma. Isso significa em muitos casos que você não tem dinheiro para emergências ou um bom plano de aposentadoria.

6 – Depender de cartões de crédito

Ao final de 2015, a dívida dos americanos chegou a US$ 900 bilhões, de acordo com análise da empresa CardHub dos dados do Federal Reserve. Se você pagar apenas o mínimo de seu cartão, levará anos para pagar sua dívida, somando os juros você estará pagando muito a mais do que planejava inicialmente. Para acabar com esse ciclo de maneira rápida, o melhor é parar imediatamente de usar cartões e fazer um orçamento extremamente enxuto.

7 – Ignorar o óbvio

Se você evita checar seu cartão de crédito ou sua conta bancária, ou deixar de saber suas outras contas é viver em um coma de dinheiro. Você pode pensar que se você não souber quão fundo é o poço, seus problemas vão simplesmente desaparecer. Mas eles não vão. Assim, se você acha que está em problemas financeiros, é melhor abrir os olhos e procurar ajuda.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação