7 informações sobre a renda fixa que você precisa saber antes de aplicar

Taxa de remuneração e tributação são duas informações muito importantes que você deve ter antes de investir

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O investimento em renda fixa está em evidência nos últimos tempos, especialmente por conta da taxa de juros no Brasil, que está nas alturas – o que faz com que mais investidores busquem esta modalidade. Com isso, a Cetip fez uma lista com sete informações-chave sobre renda fixa para o investidor que queira entrar nesse mercado.

1 – Taxa de remuneração

A remuneração é diferente para cada título. Assim, a Cetip afirma que o investidor deve pesquisar no mercado a melhor condição para seu perfil e também estar ciente de negociar as condições de rentabilidade do título escolhido. Também é importante entender bem a diferença entre os investimentos prefixados e pós-fixados.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Você já conhece o Ganhe Mais? Acesse e descubra se você está investindo bem o seu dinheiro.

2 – Tributação

O rendimento ainda pode sofrer desconto do imposto de renda. O CDB (Certificado de Depósito Bancário) tem cobrança que vai de 22,5% a 15%, conforme o passar do tempo do investimento. Já as LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) são isentas de imposto de renda.

Continua depois da publicidade

3 – Liquidez

Existem aplicações sem liquidez, nas quais só é possível resgatar o valor do investimento no prazo de vencimento determinado pelo emissor. Já aplicações com liquidez permitem o resgate do dinheiro antes do prazo final, o que é importante para quem precisar do dinheiro em uma emergência.

4 – Prazo

Caso a aplicação não tenha liquidez, o investidor deve avaliar se poderá manter o dinheiro inacessível até o vencimento da aplicação, que pode ir de alguns meses até anos. “De modo geral, quanto mais tempo o dinheiro permanecer investido, maior será a remuneração”, afirma a Cetip.

5 – Risco de crédito do emissor

Também é importante que o investidor conheça bem a instituição financeira que oferece a aplicação, de modo a evitar contratempos caso aconteça uma falência ou fraude. O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) garante o pagamento de determinado valor investido até um limite de R$ 250 mil em uma mesma instituição financeira e um mesmo investidor. Antes de aplicar em renda fixa, é sempre bom saber se o título conta com cobertura do FGC.

6 – Registro

O investidor também precisa saber se a aplicação será registrada e identificada em uma câmara, como a Cetip. “Isso certifica que o investimento está devidamente registrado em nome do investidor”, relata a Cetip. Para facilitar a verificação, a companhia criou o selo Cetip | Certifica.

7 – Tíquete Mínimo

“Cada instituição financeira estabelece um valor mínimo exigido para investir em cada aplicação. Cabe ao investidor avaliar se o montante definido está dentro de suas possibilidades.”, finaliza a instituição.