Especialistas mostram principais erros cometidos ao investir no Tesouro Direto

Um dos erros é o de não prestar atenção nos custos, especialmente as taxas cobradas por instituições financeiras

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal, é uma das principais ferramentas de investimento em renda fixa no Brasil atualmente justamente por sua acessibilidade, com investimento mínimo de R$ 30,00 e possibilidade de fazer todas as negociações sem sair de casa. No entanto, quais são os maiores erros que os investidores cometem ao investir no programa?

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais e tenha acesso a uma rede de centenas de planejadores financeiros certificados e capacitados 

1 – Não prestar atenção nos custos
Um dos principais problemas, de acordo com Márcio Baena Braga, sócio-diretor da Ação Belém Investimentos, é não pensar em custos na hora de aplicar no programa. “Algumas instituições cobram taxas muito altas e corretoras costumam cobrar taxas menores”, relata o especialista.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Muitas vezes, as taxas de custódia cobradas pelas instituições financeiras podem fazer significativa diferença na rentabilidade final do investidor. Vale lembrar que o site do Tesouro Direto mostra as taxas cobradas por todos os bancos e corretoras que fazem parte do programa.

2 – Associar o investimento a risco zero
Elison Nihi, da Classic Agentes Autônomos de Investimento, relata que muitas pessoas associam o Tesouro Direto a risco zero por ser um investimento de renda fixa. O especialista explica que títulos como o Tesouro IPCA+ ou o Tesouro Prefixado podem ter variação em seu valor, caso o investidor decida sair do investimento antes de seu prazo de vencimento e, eventualmente, ter que embolsar prejuízo por conta disso.

O especialista aconselha os investidores a buscarem uma boa assessoria de investimento antes de fazer qualquer aplicação. “O assessor tem o papel de dar orientação para o investidor sobre o produto que ele quer investir, ser claro e mostrar todos os riscos do investimento que será feito”, afirma.

Continua depois da publicidade

3 – Não se planejar bem
Outro problema comum entre muitos investidores, de acordo com os dois especialistas, é o de não se planejar bem e precisar sacar o dinheiro investido antes do prazo de vencimento do título ou do prazo em que se pretendia fazer o investimento.

Além de correr o risco de ter algum prejuízo com a aplicação, conforme apontado por Braga, outro problema é o do Imposto de Renda. O Tesouro Direto está na tabela de renda fixa do Imposto de Renda, o que significa que aplicações com prazo inferior a seis meses são taxadas em 22,5%, contra uma cobrança que vai regredindo até chegar em 15% para aplicações com prazo acima de dois anos. “A falta de planejamento e disciplina atrapalha bastante também”, afirma Nihi.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui