Tem R$ 100 sobrando? Especialista mostra melhor investimento para você

Planejadora financeira afirma que esse investimento rende muito mais que a poupança

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Muitas pessoas até têm a vontade de investir e buscar opções mais rentáveis que a poupança, no entanto, acreditam que não possuem dinheiro suficiente para fazer operações financeiras mais lucrativas e interessantes. Licelys Marques, planejadora financeira da Praisce Capital, de Curitiba, afirma, no entanto, que com R$ 100,00 por mês ou até menos já é possível investir em uma alternativa melhor que a poupança.

A alternativa sugerida pela especialista é o Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal. O programa conta com três opções diferentes de títulos disponíveis: o Tesouro Selic, que segue a variação da taxa de juros, o Tesouro IPCA+, que remunera a inflação mais uma taxa de juros real e o Tesouro Prefixado, que tem uma taxa determinada no momento da compra.

Além da variedade na hora de escolher os títulos, outra vantagem do programa apontada pela planejadora financeira é a liquidez diária do programa, que permite que o investidor possa sacar o dinheiro a qualquer momento. “No entanto, o investidor que quiser resgatar o dinheiro antes do vencimento deve investir no Tesouro Selic, que não conta com volatilidade” explica a especialista. Caso o investidor aplique nos outros dois títulos, ele deve ou seguir com o título até seu vencimento, e assim garantir a rentabilidade, ou procurar uma assessoria profissional de investimentos, aponta Licelys.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A rentabilidade dos títulos oferecidos é uma das maiores vantagens do programa. “Mesmo não sendo um investimento isento de imposto de renda e mesmo na alíquota mais alta (que é de investimentos com um prazo menor de seis meses e chega a 22,5%) o Tesouro Direto segue rendendo muito mais que a poupança”, atesta a especialista.

No entanto, o investidor deve escolher com atenção a instituição financeira por meio da qual irá aplicar no programa. “No site do Tesouro Direto é possível encontrar as taxas cobradas por todos os bancos e corretoras. É possível descobrir as instituições que pagam as menores taxas com a mesma segurança”, relata a planejadora financeira.

Outro cuidado necessário de se tomar é com bancos de varejo. A especialista afirma que, caso o investidor queira fazer a aplicação em seu próprio banco de varejo, converse bem com o gerente. “Muitos gerentes dificultam a entrada no Tesouro Direto, falam que é muito difícil investir no programa e tentam oferecer outras opções que são mais rentáveis para o banco. O investidor está livre para procurar qualquer corretora nesses casos”, alerta.

Continua depois da publicidade

Licelys Marques ainda adiciona uma vantagem que surpreende muitas pessoas que não são familiares com o mundo dos investimentos: “o Tesouro Direto é mais seguro que a poupança, uma vez que o risco é soberano e o governo é o melhor credor que existe. O risco é baixíssimo”, aponta.