3 aplicações para quem tem pouco dinheiro e muito tempo

InfoMoney conversou com especialista que listou aplicações para quem tem horizonte de longo prazo

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A preocupação com objetivos financeiros de longo prazo, como comprar um imóvel, ou mesmo a aposentadoria, é comum entre pessoas com rendas diferentes. No entanto, para quem tem mais dinheiro disponível, as opções de investimento são mais amplas e o caminho rumo ao sucesso nos investimentos pode ser mais fácil. Nesse caso, como podem aplicar pessoas com pouco dinheiro disponível, mas um horizonte de longo prazo? O InfoMoney conversou com Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama Boutique de Investimentos, que listou 3 opções de investimentos adequadas para esse caso.

1 – Tesouro Direto
Das três opções da lista, essa é a mais conservadora e segura, uma vez que o Tesouro Direto é o programa de compra e venda de títulos do governo federal, que é, em tese, o credor mais seguro que existe. Em situações limite, o governo pode emitir mais moeda para cumprir seus compromissos.

Sandra Blanco explica que, dos três títulos oferecidos pelo programa, o mais interessante de todos para quem não tem certeza se vai precisar sacar o dinheiro investido antes do vencimento é o Tesouro Selic, uma vez que esse acaba sendo o título que apresenta menos volatilidade em seu preço por seguir a taxa Selic.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No entanto, para quem tem certeza que o dinheiro investido não será necessário antes do vencimento do título, o Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA+ também podem ser boas opções, o investidor deve escolher um vencimento que seja adequado a seus prazos e objetivos e esperar até seu vencimento.

2 – LCI e LCA
As LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) também são boas escolhas para quem quer investir em algo mais conservador. Ambos os títulos bancários correm apenas o risco do emissor e são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para investimentos de até R$ 250 mil por instituição financeira.

A consultora de investimentos destaca que o grande benefício desse investimento atualmente é a isenção de imposto de renda, o que faz com que seja uma opção mais interessante dentro da renda fixa.

Continua depois da publicidade

“Quem vai investir em LCI e LCA deve ter a preocupação de procurar boas taxas, em bancos menores é possível encontrar rentabilidades de 85% do CDI para cima, o que torna essa uma opção bem rentável”, conta Sandra Blanco.

3 – Fundos de ações e fundos multimercados
O momento atual até pode não ser dos melhores para posicionamento em ações, no entanto, em uma estratégia de longo prazo, estar investido em fundos multimercados ou fundos de ações pode ser uma boa escolha para ter mais rentabilidade na carteira, relata a especialista.

Para Sandra, esses fundos conseguem capturar assimetrias nos preços geradas pelo mercado em momentos de desvalorização e, assim, trazer mais retorno para o investidor no longo prazo. Para escolher um fundo, a consultora aponta que é essencial ter uma preocupação na hora de saber o histórico dele, sua política de investimento e seu gestor, para assim evitar surpresas negativas no futuro.