Tesouro Direto muda nome de títulos e terá liquidez diária

“Atendendo aos anseios dos investidores e agentes participantes, o Tesouro Direto implementou a recompra diária para os títulos públicos negociados nesse Programa", diz o Tesouro

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Os novos nomes dos títulos do Tesouro Direto passam a valer a partir desta terça-feira (10). A mudança havia sido anunciada para fevereiro, mas por decisão do Tesouro Nacional, foi adiada para março. Além disso, as recompras de títulos feitas pelo Tesouro Nacional, que antes aconteciam apenas às quartas—feiras, passam a ser diárias.

“Atendendo aos anseios dos investidores e agentes participantes, o Tesouro Direto implementou a recompra diária para os títulos públicos negociados nesse Programa. Com essa nova regra, você poderá vender os seus títulos para o Tesouro Nacional todos os dias, sem dor de cabeça, o que significa muito mais conveniência e flexibilidade”, disse o Tesouro, em seu site.

A recompra será feita todos os dias úteis, a partir das 18 horas, até as 5 horas da manhã.  “A transação será processada no dia útil posterior à ordem de venda, (D+1), quando os recursos oriundos dessa operação serão repassados para a sua instituição financeira”, explicou o Tesouro. A liquidez diária passa a valer a partir do dia 30 de março.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com a mudança de nomes, as LTN (Letras do Tesouro Nacional) passam a chamar Tesouro Prefixado 20XX (inclui-se depois do nome o ano de vencimento do título). Já a antiga NTN-F (Nota do Tesouro Nacional, série F) agora chama Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2025. A LFT (Letra Financeira do Tesouro) mudou de nome para Tesouro Selic 2017. A NTN-B (Nota do Tesouro Nacional, série B) passou a chamar Tesouro IPCA + com juros semestrais 20XX e a NTN-B Principal se chama Tesouro IPCA + 20XX.

“A alteração se mostrou necessária depois que a STN constatou, após pesquisa junta à sua base de investidores, a necessidade de facilitar a compreensão em relação ao tipo de aplicação que cada título do Tesouro Direto representa”, disse o Tesouro no final do ano passado, por meio de nota.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip