Títulos de inflação longos têm queda de mais de 6% em maio

O IMA-B 5+ (índice que mede o retorno das NTN-Bs com acima de 5 anos) registrou retorno negativo de 6,27% no quinto mês do ano

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO – Os títulos públicos e privados atrelados ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) tiveram queda na rentabilidade em maio. De acordo com dados da Anbima (Associação das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), o IMA-B 5+ (índice que mede o retorno das NTN-Bs com prazo acima de 5 anos) registrou retorno negativo de 6,27 %, enquanto o IDA-IPCA (índice que reflete o comportamento da carteira debêntures indexadas ao IPCA precificadas pela Anbima) mostrou desvalorização de 1,5%.

Já o IMA-B, índice que mede a rentabilidade dos títulos públicos atrelados ao IPCA (independentemente do prazo) registrou recuo de 4,52 % no mês, segundo a entidade. O IMA-Geral, que engloba a rentabilidade de todos os índices calculados pela associação, por sua vez, apresentou a menor queda (1,19%).

Os únicos índices que apresentaram rentabilidade positiva no quinto mês do ano foram o IMA-S e o IRF-M 1 com 0,60% e 0,38%, respectivamente.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Últimos 12 meses
Ao analisar os últimos 12 meses, o índice que acumula a maior rentabilidade é o IMA-C, com alta de 10,13%. Em segundo e terceiro lugar, aparecem o IMA-B 5 e o IRF-M 1+ com 9,41% e 8,03%, respectivamente. 

Já os outros dois índices que medem o retorno dos títulos atrelados ao IPCA, o IMA-B e o IMA-B 5+, figuram entre as menores rentabilidades, com 6,63% e 5,52%, nesta ordem. Por último, o IMA Geral, índice que engloba todos os outros, acumula rentabilidade de 7,32% no período analisado.  

 

Continua depois da publicidade