Conteúdo Patrocinado

Renda fixa, variável ou multimercado? Veja cinco fundos para investir ainda em 2025

Para os que não querem perder oportunidades – e principalmente diversificar o portfólio –, os fundos surgem como alternativa de exposição a vários setores da economia

MoneyLab

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, acumula em 2025 ganhos acima de 30%. Só em novembro, o indicador registrou alta de 6,37%, impulsionado por expectativas de início do ciclo de queda de juros e resultados corporativos.  

Com a menor percepção de pressão inflacionária, o bom humor também marcou o mercado de renda fixa que viu o fechamento da curva de juros. A taxa da NTN-B 2035, por exemplo, caiu para 7,71% frente 7,94% em setembro. Diante do otimismo, o investidor entra na reta final do ano refletindo sobre como e onde investir em dezembro.

Neste sentido, os fundos de investimento aparecem como uma alternativa para investidores que apostam na continuidade da tendência e pretendem aproveitar o bom momento dos mercados.

A seguir, entenda as principais características, dinâmicas, vantagens e riscos dos fundos de investimentos, e conheça opções disponíveis no mercado para quem deseja diversificar suas aplicações.

Opções de Fundos de fundos para investir

AZ Quest Altro Advisory FIC de FIF Multimercado CP

Saiba mais e invista

Novus Renda Fixa Exclusive FIC FI LP

Saiba mais e invista

XP Investor 30 FIC FIA RL

Saiba mais e invista

Wellington Ventura Advisory CI Ações IE RL

Saiba mais e invista

Fundo 24 Horas FIRF RL

Saiba mais e invista

*As ofertas na plataforma da XP são limitadas à capacidade disponível do produto nesta segunda-feira (8)

Não tem conta na XP? Cadastre-se aqui

Onde investir em dezembro, segundo a XP

Em dezembro, A XP Investimentos mantém inalteradas as recomendações de alocação para todas as classes de ativos nas três políticas de investimento – conservadora, moderada e sofisticada –, refletindo a manutenção do cenário-base e dos potenciais riscos que a casa tem monitorado.

“Em nossas carteiras recomendadas, destacamos ações de alta qualidade, baixa alavancagem e sensíveis à dinâmica de juros na bolsa brasileira”, destaca relatório da XP.

O documento cita ainda a união da diversificação do mix de indexadores com diligência na escolha dos ativos em Renda Fixa doméstica, além da
mudança para um posicionamento neutro na alocação em Estados Unidos para bolsa global – com destaque para infraestrutura de IA esetor financeiro.

Leia também: Onde investir em dezembro de 2025

Fundos de investimento: como funcionam?

Ao investir em um fundo, o investidor adquire cotas que representam uma fração do patrimônio total. A valorização dessas cotas depende do desempenho dos ativos que compõem a carteira.

A gestão do fundo é realizada pelos gestores, que tomam decisões de investimento com base na política e nos objetivos estabelecidos no regulamento do fundo.

Os fundos estão sujeitos a riscos, que podem variar conforme o tipo de ativo investido. Antes de investir, é importante conhecer o perfil de risco do fundo e consultar materiais técnicos, como o regulamento e o prospecto, disponíveis nos canais oficiais.

Tipos de fundos e estratégias

Os fundos são classificados conforme os ativos em que investem. Abaixo, seguem alguns exemplos:

Quais são as vantagens em investir em fundos?

Os fundos de investimento são atrativos por diversos motivos:

Quais são os riscos?

Investidores, porém, devem estar atentos aos riscos associados, tais como:

Custos e tributação

Além disso, os fundos possuem taxas que impactam os rendimentos:

Trata-se de um conteúdo patrocinado. O InfoMoney não possui qualquer responsabilidade quanto a oferta e a comercialização dos produtos divulgados neste material. 

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.