Renda fixa: cenário adverso pode gerar oportunidade em crédito privado

A Valora Gestão de Investimentos afirmou, em carta aos cotistas, que o ambiente adverso da economia pode gerar boas oportunidades para quem tiver uma análise de crédito criteriosa

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – A Valora Gestão de Investimentos afirmou, em carta aos cotistas, que o ambiente adverso da economia pode gerar boas oportunidades para quem tiver uma análise de crédito criteriosa. “O aperto natural do fluxo de caixa das empresas irá gerar uma demanda maior por crédito e os provedores de crédito poderão selecionar melhor as operações e reforçar os níveis de garantias”, disse.

De acordo com o gestor, o cenário adverso foi criado com a nomeação de Joaquim Levy para Ministro da Fazenda e a sinalização de que seu mandato será focado em recuperar a credibilidade das contas públicas apontam para um cenário de ajuste em 2015, com respectiva redução do crescimento, aumento de impostos, corte de gastos e inflação ainda elevada por conta de recomposição de preços administrados. “Como este cenário de ajustes deverá perdurar em 2015, nossa atuação no crédito privado continuará a ser feita com cautela, procurando sempre aliar o conceito de diversificação/pulverização a operações de curto prazo com excesso de garantias”, afirmou na carta.

Ainda segundo o texto, a sinalização de compromisso com reformas é muito positiva à medida que visa reestabelecer o equilíbrio e crescimento do país, mas, por outro lado eles estão conscientes dos desafios que tais medidas podem impor. “Reforçamos nossos critérios e análises de forma a refletir o cenário mais apertado e privilegiar a conservação de capital”, finalizou.