Reclamações e busca de informação na Bovespa crescem 75,6% em 2007

Demanda por Ombusdman cresceu para 2.729 em 2007; número de investidor pessoa física expandiu 107,8%

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – O número de investidores pessoas físicas mais que dobrou no ano passado e, como conseqüência disso, cresceu também a procura pelo Ombudsman do Mercado*. Dados divulgados pela Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) nesta terça-feira (15) mostraram expansão de 107,8% na quantidade de investidores e de 75,6% na procura pelo contato em 2007.

A demanda pelo Ombusdman cresceu de 1.554 em 2006 para 2.729 no ano passado. Já o número de investidores pessoas físicas totalizou 456.557 em 2007. Constituído em maio de 2001 pela Bolsa, o Ombudsman do Mercado tem a função de solucionar dúvidas e problemas que envolvam intermediários do mercado, a própria Bolsa e a CBLC.

Demanda maior em informações

As solicitações de informações somaram 1.014 no ano passado, a maior demanda dentre as funções realizadas por um Ombudsman. Em seguida, estão as críticas ou reclamações, de acordo com a tabela abaixo:

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Item Demanda Participação do total
Solicitação de informações 1014 37,15%
Críticas e Reclamações 829 30,37%
Dúvidas e/ou pedidos de esclarecimento 818 29,97%
Sugestões 68 2,49%

Fonte: Bovespa

Temas tratados

A busca por informações tem sido a maior demanda desde 2003. Em 2006, foram 567 solicitações, sendo mais freqüentes as questões relacionadas a indicações de corretoras – à sua confiabilidade e solidez econômico-financeira.

Levando em consideração os 37,4 milhões de negócios realizados pela Bovespa no ano passado – 74% superiores a 2006 – o relatório avalia que a quantidade de reclamações foi pequena, mantendo a proporção de uma para cada 48 mil transações. As corretoras são o principal alvo, com 60% das queixas, seguidas pelos bancos (22%), a Bovespa (9%), empresas emissoras (7%), entidades de compensação/liquidação (1%) e agentes autônomos (1%).

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Passando das instituições aos temas, Home Broker foi o que mais recebeu reclamações em 2007 (27% do total). Os IPOs geraram 18,9% do total, enquanto as transferências de custódia receberam 11%, seguidas do mau atendimento (7%) e problemas com emissoras (7%). Os dados mostram que 96,6% das reclamações foram consideradas procedentes.

*Para entrar em contato, o investidor pode mandar um e-mail para ombudsman@bovespa.com.br ou pelo telefone 0800 770 0149