Quero investir em ações pensando no longo prazo; como começar?

Guilherme Carvalho, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho disponibilidade de investir até R$ 20 mil sem necessidade de retorno a curto prazo. Gostaria de saber em que tipo de ações poderia investir para um investimento de mais longo prazo. Queria algo que permitisse ir reinvestindo os dividendos, pensando no futuro. Talvez uma carteira mais conservadora. Enfim, não tenho conhecimento dessa área, mas quero começar. Podem me ajudar?

Leitora: Maria Fernanda

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Guilherme Carvalho, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Olá Maria. Como você ainda não possui experiência no mercado de renda variável, talvez seja mais interessante começar investindo em fundos de ações, pois eles contam com uma gestão profissional e geralmente os dividendos recebidos são reinvestidos na própria carteira. Esses fundos se dedicam a encontrar as melhores oportunidades no mercado de acordo com premissas e fundamentos selecionados pela equipe de gestão, o que de certa forma traz mais praticidade para o investidor acessar a bolsa de valores.

Caso realmente queira se envolver diretamente, sugiro que procure nas corretoras de valores o que chamamos de carteiras recomendadas, que são sugestões de alocação dos analistas de acordo com o perfil procurado pelo investidor. Mas nesse caso é importante analisar os custos de transação envolvidos na compra e venda direta de ações, uma vez que valores muito baixos acabam tendo custos proporcionalmente maiores.

Continua depois da publicidade

Guilherme Carvalho é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br