Quase 70% dos fundos imobiliários negociam atualmente abaixo do valor patrimonial, segundo dados da Economatica, plataforma de informações financeiras.
O levantamento toma como base o P/VPA (preço sobre valor patrimonial) dos 106 FIIs que compõem o IFIX – índice que reúne os fundos mais líquidos da Bolsa.
Quanto mais próximo de 1 estiver o indicador, mais perto a cota está do seu valor considerado justo. Um indicador acima de 1 sinaliza que o papel está sendo negociado com ágio e, abaixo deste nível, com desconto.
Atualmente, de acordo com dados da Economatica, 74 fundos imobiliários apresentam descontos de 1% a 49%, como é o caso do Brazilian Graveyard And Death Care (CARE11). Confira a lista dos dez FIIs mais descontados, conforme sinaliza o P/VPA.
Ticker | Fundo | Segmento | P/VPA | Desconto (%) |
CARE11 | Brazilian Graveyard and Death Care | Cemitérios | 0,51 | 49 |
RECT11 | REC Renda Imobiliária | Lajes | 0,59 | 41 |
BRCR11 | BC FUND | Híbrido | 0,61 | 39 |
RCRB11 | Rio Bravo Renda Corporativa | Lajes corporativas | 0,66 | 34 |
TORD11 | Tordesilhas EI | Híbrido | 0,66 | 34 |
XPPR11 | XP Properties | Lajes corporativas | 0,68 | 32 |
XPIN11 | XP Industrial | Logística | 0,68 | 32 |
JSRE11 | JS Real Estate | Híbrido | 0,69 | 31 |
RBRP11 | RBR Properties | Lajes corporativas | 0,70 | 30 |
SARE11 | Santander Renda | Híbrido | 0,71 | 29 |
Fonte: Economatica (dados de 24/06/2022)
Especialistas lembram que descontos – como o do Brazilian Graveyard And Death Care – não devem ser analisados isoladamente. Segundo eles, é preciso avaliar outros fundamentos dos fundos antes de tomar a decisão de investir em um FII.
Recente relatório da XP aponta que a elevação dos juros tem prejudicado o ambiente de negócios no segmento imobiliário, principalmente a demanda por imóveis e a busca por crédito. “Adicionalmente, quanto maior for o nível de incerteza e instabilidade, maior será o ‘prêmio de risco’ exigido dos ativos, incluindo os fundos imobiliários”, explica o documento.
O prêmio de risco é a remuneração “exigida” por parte dos investidores e está inversamente correlacionada com o preço – ou seja, quando os prêmios sobem, os preços caem.
“Nossa visão é que muito desse cenário já foi assimilado e diversos ativos estão negociando substancialmente abaixo do preço do seu custo de reposição”, reforça o relatório da XP, que se refere ao volume de recursos necessários para construir do zero um imóvel de mesmas características daqueles incluídos nas carteiras dos FIIs.
Descubra o passo a passo para viver de renda com FIIs e receber seu primeiro aluguel na conta nas próximas semanas, sem precisar ter um imóvel, em uma aula gratuita.