Família feliz

Qual a melhor aplicação para comprar apartamento com R$ 1 mil por mês?

Rodrigo Tonon Marcatti, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Pergunta

Eu e meu namorado estamos querendo juntar dinheiro para comprarmos nosso apartamento. Poderemos depositar R$ 1 mil por mês, sendo que em muitos meses poderemos juntar mais. Qual a melhor opção de investimento? E ao, juntar, é mais viável dar logo a entrada ou juntar o valor total?

Leitora: Suianny 

PUBLICIDADE

Resposta de Rodrigo Tonon Marcatti, CFP, Planejador Financeiro Certificado pelo IBCPF

Olá Suianny,

Meus parabéns pela iniciativa de juntar dinheiro junto com o namorado para comprar um imóvel.

Quanto ao local onde você irá investir, não acredito que tenhamos muitas opções, uma vez que este recurso já possui um destino bem definido.

Dentre as opções, sugiro você alocar em LFT através do Tesouro Direto, pois são investimentos com risco de mercado e crédito excelentes, alta liquidez para você resgatar quando for necessário e valor baixo de investimento, para permitir que você invista todos os meses.

Em relação ao valor que você irá utilizar, vai depender muito da oportunidade, pois você poderá comprar algo com muito desconto, não valendo a pena fazer o financiamento ou por questões de mercado, valerá mais a pena deixar seu recurso investido a uma taxa mais alta do que a do financiamento que você irá contratar.

PUBLICIDADE

Ressalto que independentemente da opção que você irá escolher, é sempre importante você ter uma reserva financeira disponível, que cubra algo próximo a seis meses de suas despesas, pois crédito pessoal é muito mais caro do que o imobiliário.

Para investir neste tipo de ativo é preciso abrir uma conta em uma instituição habilitada. Procure no site do Tesouro Direto uma instituição com taxas justas.

Rodrigo Tonon Marcatti é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas por meio da plataforma Ganhe Mais. Cadastre-se gratuitamente e tire suas dúvidas com planejadores certificados e capacitados.