Riscos

Quais os riscos de investir em títulos públicos nesta instabilidade econômica?

Leonardo Francisco Carregal, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Red question mark key

Pergunta

Quais os riscos de investir em títulos públicos em tempo de instabilidade econômica?

Leitora: Andianara 

PUBLICIDADE

Resposta de Leonardo Francisco Carregal CFP, Planejador Financeiro Certificado pelo IBCPF

Olá Andianara! Nos períodos de instabilidade econômica, e quando a economia vai mal, é comum os investidores se preocuparem com os riscos inerentes aos seus investimentos. Normalmente, os investidores correm três tipos de riscos: o risco de mercado, o risco de liquidez e o risco de crédito.

O risco de crédito está relacionado diretamente a sua pergunta, uma vez que ele representa a capacidade do devedor, no caso dos títulos públicos o governo, em honrar os seus compromissos de liquidação do titulo ou ao pagamento dos juros de sua dívida na data do vencimento. Assim, o risco de crédito está relacionado ao risco de “calote” do governo aos seus credores.  Apesar da retração econômica e a dificuldade do governo em ajustar as suas contas, a possibilidade do governo não honrar as suas dividas é remota.

Com relação ao assunto títulos públicos, no site do Tesouro Direto, você encontra orientações e vídeos explicando as modalidades, quais os títulos mais indicados ao seu perfil e como efetivar a compra. Acredito que o material do próprio site é bem vasto e possui informações suficientes para você iniciar os seus investimentos. Além disso, o acesso a essas informações é gratuito. Para acessar ao site do Tesouro Direto basta acessar o link http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto .

Leonardo Francisco Carregal é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

PUBLICIDADE

Perguntas devem ser feitas por meio da plataforma Ganhe Mais. Cadastre-se gratuitamente e tire suas dúvidas com planejadores certificados e capacitados.