Ibiuna lança previdência com estratégia de Long Biased

Gestora quer fazer brasileiro entender que previdência também pode ter rentabilidade atraente

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Segurança para o longo prazo não precisa vir desvinculada de rentabilidade atraente. Foi esta a premissa da qual a gestora Ibiuna Investimentos partiu ao lançar, há poucos meses, um novo fundo de previdência que replica a estratégia de seus fundos tradicionais. Desta vez, o mercado recebeu uma previdência baseada no Ibiuna Long Biased (LB).

Fundos LB, por definição, têm a maior parte do capital alocado em posições compradas e vendidas na bolsa de valores. Por isso, estão intimamente ligados às movimentações do mercado de ações, mas têm possibilidade de manter características defensivas em momento de estresse.

Para os gestores da Ibiuna, a possibilidade de garantir maior exposição à bolsa de valores era algo que faltava no mercado de previdência. “A gente percebeu há um bom tempo que os fundos de previdência no geral têm aquela visão muito de longo prazo, compra e deixa lá. O negócio ganha e perde dinheiro e ninguém faz nada”, explica Caio Santos, sócio da gestora. Por isso, a empresa já havia lançado fundos que replicam suas estratégias macroeconômicas no passado, caso Ibiuna Previdência FIC e do Ibiuna Previdência Icatu, baseados em juros, moedas e renda variável. Faltava na gestora a mesma estratégia com enfoque no mercado de ações.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Enquanto a tendência atual é buscar proteção para o longo prazo, os especialistas entendem que faria muito mais sentido usar uma estratégia de maior possibilidade de lucro na previdência justamente por haver mais tempo para capturar oscilações importantes. “Conforme as pessoas forem cada dia mais percebendo essa oportunidade, sendo educadas financeiramente, a tendência pra esse setor é essa parcela de investimento aumentar”, aposta Caio. “A gente tendo um produto bem gerido, bem feito e taylor-made pra essa parcela [dos investidores] faz muito sentido na nossa cabeça”, diz.

Exposição limitada

Segundo André Lion, também sócio da Ibiuna e responsável pela estratégia do Long Biased, a missão é capturar as movimentações mais vantajosas de empresas que os especialistas da gestora acompanham de perto. No caso do fundo de previdência, a estratégia do Ibiuna LB será replicada de maneira limitada: seu regulamento permite que até 49% da alocação esteja em ações. Para garantir maior segurança patrimonial, o restante deve estar em ativos de renda fixa.

Os gestores não descartam, porém, um próximo produto previdenciário com exposição maior a risco. Recentemente, uma mudança na legislação passou a permitir que até 70% da alocação deste tipo de produto esteja em renda variável – mas o Long Biased Prev da Ibiuna foi estruturado antes disso. Conforme perceba que existe a demanda para uma estratégia de longo prazo, os gestores não têm dúvida: “vamos estruturar”.

Continua depois da publicidade

Com taxa de administração de 2% ao ano e sem taxa de performance, o Ibiuna Long Biased Prev já está disponível para aplicação em plataformas especializadas. Pela XP Investimentos, o aporte inicial mínimo é de R$ 10.000. Comparativamente, o Long Biased tradicional da Ibiuna tem taxa de performance de 20% do que exceder o IMA-B (índice da Anbima atrelado a títulos indexados pelo IPCA) e aporte inicial mínimo de R$ 20.000. Desde o lançamento, em 2013, o retorno do fundo ficou em 104,87%, 139,4% do IMA-B no mesmo período. 

Quer investir para uma aposentadoria mais confortável? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney