As vantagens e as desvantagens da previdência privada

Rentabilidade tende a ser menor, mas previdência privada pode ser a opção ideal para você  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Em geral, a previdência privada não está entre as melhores opções para quem busca impulsionar os ganhos para a aposentadoria com alta rentabilidade.

Por outro lado, dependendo do perfil, o trabalhador pode ver nesta opção o melhor encaixe para as suas necessidades.

De acordo com Daniel Sena, planejador financeiro com certificado CFP do Grupo Vermont, para um indivíduo que busca transmissão direta dos recursos para seus herdeiros, sem que o dinheiro entre em inventário, a previdência privada é a única opção disponível. Logo, é aconselhável principalmente a quem começa a investir já com idade mais avançada.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, quando comparados a fundos de renda fixa ou multimercados, os produtos de previdência privada possuem como vantagem relevante a ausência do come-cotas – imposto de renda semestral que incide sobre as opções em questão.

“Em fundos previdenciários o investidor tem um incentivo importante que é a tributação somente na saída da aplicação”, também presente em títulos públicos e no investimento em ações, seja de forma direta como via fundos de ações.

Outra característica da previdência que pode se tornar uma vantagem para quem começa cedo é a possibilidade da alíquota decrescente, que favorece o longo prazo. Mas cuidado com o tempo: “ela também desfavorece demais o curto prazo”, alerta o especialista.

Continua depois da publicidade

Além da rentabilidade mais baixa, produtos previdenciários, principalmente os bancários, têm taxas de administração frequentemente muito elevadas. “Existem alguns produtos muito bons mas geralmente têm exigência de volumes mais altos para aplicação ou já fecharam para aplicação”, calcula o especialista.

No momento de escolher, ele sugere observar resultados passados: “um fundo que entregue um resultado frequentemente abaixo de 99% do CDI não é interessante, é melhor ficar com o Tesouro”, garante.

Os melhores fundos de previdência (e as menores taxas de administração) estão na XP Investimentos. Abra sua conta – é de graça!

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney