Conteúdo editorial apoiado por

Investimento com desconto na declaração do IR? Existe e ainda dá tempo para 2018

Os valores investidos em um plano PGBL podem abater até de 12% da base de cálculo do Imposto de Renda 

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Com a atenção que a reforma da Previdência vem ganhando nos últimos meses, é natural que o investidor – preocupado com seu futuro e de sua família no longo prazo – busque por alternativas à previdência social. O que nem todos sabem é que, além da rentabilidade dos investimentos em previdência privada, é possível também economizar com o pagamento de imposto de renda em alguns casos. 

São dois tipos de Previdência existentes. O VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), indicado para quem é isento ou declara o Imposto de Renda pelo modelo simplificado, e o PGBL (Plano de Previdência Privada), indicado para quem declara o Imposto de Renda pelo modelo completo, e contribui para o INSS. O PGBL permite o benefício fiscal na Declaração de Imposto de Renda, durante o período de acumulação.

Os valores investidos em um plano PGBL podem abater até o limite de 12% da base de cálculo do Imposto de Renda. Para falar sobre como isso funciona e te ajudar a tirar o maior proveito do seu plano, o programa InfoMoney Entrevista recebe o especialista em fundos de previdência da XP Investimentos, Henrique Pocai.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Pocai explica as vantagens do PGBL em relação a outros tipos de investimentos de longo prazo, como fundos de renda fixa e Tesouro Direto, como fazer portabilidade de um plano para outro mais vantajoso, e as características a serem observadas, como taxa de administração, de carregamento e a rentabilidade dos fundos. Veja a entrevista completa no vídeo acima

Simulador Gratuito

Pague menos IR

Descubra o quanto você pode reduzir do seu imposto de renda ao optar por uma previdência privada (PGBL)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.