5 sinais de que você está no caminho certo para a aposentadoria, mesmo sem saber

Perceber que você está fazendo as coisas certas pode ser tranquilizante

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Você acredita que sabe como economizar e que está fazendo o máximo possível para ter uma aposentadoria confortável. Mas como você pode ter certeza de que está fazendo as coisas certas? É difícil prever quanto dinheiro você precisará no futuro e, para muitos, não é palpável pensar em uma época que parece estar tão distante. Com isso, para ajudar o investidor, o Business Insider separou alguns sinais que podem auxiliar você a descobrir se está no caminho certo para uma aposentadoria financeiramente estável:

1- Você contribui regularmente

É difícil adivinhar quanto dinheiro você precisa investir na sua previdência para ter uma estabilidade financeira durante a aposentadoria, mas “o quanto você conseguir” é um bom conselho. Se você está contribuindo com o máximo possível no seu fundo de pensão, então você está no caminho certo. Mesmo se você não puder aplicar altas quantias, investir o suficiente para poder aproveitar a contribuição de sua empresa é uma escolha sábia. Por mais que muitos investidores falem dos altos dividendos pagos por ações, o sucesso da sua carteira para a aposentadoria depende, em primeiro lugar, da quantia que você investe.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2- Os seus investimentos apresentam um crescimento constante

Para perceber se o seu portfólio está indo no caminho certo, analise a performance dele em um gráfico de linhas e responda a essas duas perguntas: Você vê uma tendência de crescimento, sem altas e baixas constantes? Parece que as suas economias estão crescendo ao longo do tempo, mesmo durante períodos em que o mercado de ações não está indo muito bem? Se a resposta para ambas as perguntas for sim, então você fez boas escolhas, já que uma carteira bem-sucedida deve ter o mínimo de volatilidade possível e apresentar ganhos estáveis ao longo do tempo.

3- O seu portfólio está bem balanceado 

Continua depois da publicidade

É sempre bom examinar os seus investimentos para ver se você está investindo demasiadamente em um setor ou em uma única classe de ativos. Isso acontece, pois às vezes, o seu portfólio pode ficar desajustado e é preciso que você rebalanceie seus ativos. Se você está fazendo o máximo para manter seus investimentos bem balanceados, você provavelmente será protegido de grandes volatilidades do mercado e terá uma tendência maior de ver um crescimento sólido ao longo do tempo.

4- Você não está pagando muitas taxas 

Quando você investe em planos de previdência precisa ficar muito atento com as taxas que são cobradas. No Brasil, muitos planos cobram taxa de carregamento, além da taxa de administração, o que compromete o rendimento líquido da aplicação. É importante procurar os planos com taxas de administração baixas e sem taxa de carregamento, ou então optar por montar a própria carteira de previdência, comprando diretamente os ativos com uma visão de longo prazo.

 5- Você ainda não gastou nada do que foi guardado

Há momentos em que você se sente muito tentado a retirar uma quantia da sua previdência para pagar por compras, lazer ou demais gastos. Essa atitude, porém, pode ser prejudicial ao seu investimento, já que retirar dinheiro do seu fundo de pensão pode implicar no pagamento de taxas de saída. Além disso, você está perdendo uma quantia que poderia estar sendo poupada e mais, que poderia estar rendendo caso estivesse aplicada. Se você está sendo fiel aos seus investimentos, sem mexer nos valores aplicados, você está no caminho certo