As piores mentiras que você pode falar para si mesmo sobre dinheiro

Enganar-se sobre suas finanças pode custar caro no futuro

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Quando o assunto é o seu futuro, não adianta inventar desculpas para justificar aquilo que não foi feito ou uma atitude errada que poderia ter sido evitada. Isso também serve para as suas finanças. Demorar para investir, gastar todas as economias sem necessidade e ter falsas expectativas impedem que você tenha uma vida financeira saudável hoje e principalmente, no futuro.

O colunista Tim Lemke, do WiseBread, explica que é fundamental ser honesto consigo mesmo sobre sua situação financeira, e reconhecer as principais mentiras que você repete diariamente é fundamental para mudar atitudes incoerentes e ter um horizonte mais rentável. Dentre as afirmações listadas por Lemke, o InfoMoney selecionou oito:

1- “É uma boa dívida”

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Algumas pessoas costumam dividir suas dívidas em “boas” e “ruins”. A primeira estaria relacionada a débitos com a faculdade, MBA ou com a hipoteca, por exemplo, enquanto a segunda estaria associada aos gastos com cartão de crédito, que aumentam com o tempo devido aos altos juros.

Dividi-las em dois tipos pode ser mais fácil para analisar a situação, mas desvia a função fundamental de quitar todas as dívidas, sem desculpas. Somente com o pensamento de que todas são ruins que suas atitudes poderão ser mais agressivas e seu objetivo de quitá-las será mais eficiente.

2- “A rentabilidade foi boa, deve continuar assim”

Continua depois da publicidade

Normalmente, quando investimos na Bolsa, assumimos um determinado rendimento com base nas médias anteriores registradas. Isso, porém, não dever servir como único critério para a escolha das ações. É importante estar ciente dos valores históricos para entender o potencial da ação que você está investindo, mas é preciso ter em mente que uma performance anterior não garante resultados futuros. Além disso, é importante que você saiba como os seus investimentos estão indo, assim como, as taxas cobradas pela administração do portfólio.

3- “Sou muito jovem para investir na aposentadoria”

A aposentadoria parece estar sempre muito distante, o que contribui para delongas e para a ideia de que temos o tempo do mundo para começarmos a investir. Porém, antes de nos darmos conta, o tão importante dia chegou e nada foi poupado. Além disso, justamente por esperarmos, perdemos a ajuda dos juros compostos, que fazem grande diferença no longo prazo. Pare de inventar desculpas para não investir na sua aposentadoria e tente considerar essa aplicação como a primeira conta que você deve pagar todo mês. Você não sentirá falta do dinheiro agora, mas ficará muito feliz quando parar de trabalhar e ver tudo o que foi acumulado.

4- “Eu vou ganhar mais no futuro”

Quando planejamos o nosso futuro é comum prevermos despesas, mas normalmente construímos uma falsa ideia de que nossa renda irá aumentar com o tempo. Todos nós queremos ganhar uma quantia maior ao adquirirmos mais experiência e tempo de casa, mas nada é garantido, até porque a sua companhia pode congelar os salários, dispensar funcionários ou você pode decidir parar de trabalhar para cuidar da sua família. Se você quer alcançar a independência financeira, busque gastar menos do que você ganha. Dessa forma, qualquer aumento que você receber entrará como bônus e não no bolo de contas a pagar.

5- “Eu não tenho dinheiro para investir”

Se você tem dinheiro para aquele cafezinho com os amigos, para o Netflix ou para aquela garrafa de vinho, você tem dinheiro para investir. O segredo para a independência financeira não está necessariamente no quanto você ganha, mas na forma como você gasta o seu dinheiro. Tente priorizar os investimentos de longo prazo ao invés de comprar itens não essenciais, e você perceberá que tem muito mais dinheiro para investir do que imaginava.

6- “Eu mereço comprar isso”

A ideia de sair às compras como recompensa pelo dia estressante no trabalho ou pelo ano de trabalho duro é uma das formas mais comuns de gastar dinheiro sem necessidade. Dar-se ao luxo de comer em um restaurante caro ou comprar aquela roupa que tanto quer é importante, mas se isso virar rotina, pode acabar com todas as suas economias. Uma alternativa é mudar o seu pensamento para impedir que todo o esforço ao economizar acabe com apenas uma compra por impulso.

7- “Eu economizei nessa compra”

Se você pensa que está economizando ao comprar algo em promoção, está ignorando o fato de que, mesmo assim, o dinheiro saiu da sua carteira. Lembre-se de que as lojas não fazem promoções para ajudarem seus clientes, mas para encorajarem as pessoas a comprarem ainda mais. A única forma de saber se você realmente “economizou”, é se o item comprado era algo que você já estava planejando comprar anteriormente.

8- “Meu trabalho é insuportável, mas paga bem”

Diversas são as histórias de pessoas que só permaneceram no mesmo emprego por conta da segurança financeira. Ter essa garantia é importante, e não é necessariamente inteligente fazer aquilo que ama se não paga as suas contas. Porém, se você viver conscientemente e controlar seus gastos, talvez você consiga encontrar algo no meio termo que livre você das dívidas e deixe você feliz.